Como tratar piolhos nas crianças

A pediculose (piolhos) da cabeça é doença parasitária que atinge todas as classes sociais, e  principalmente crianças em idade escolar e mulheres. É transmitida por contato direto ou através de bonés, gorros, pentes ou escovas de cabelo de indivíduos contaminados.

Provoca intensa coceira no couro cabeludo, podendo atingir também o pescoço e região superior do tronco, onde as vezes observamos pontos vermelhos semelhantes a picada de inseto. O ato de coçar pode promover infecção secundária por bactérias, com eventual aparecimento de gânglios no pescoço. Outra característica é a presença das lêndeas (ovos do parasita) grudados aos fios do cabelo e de cor esbranquiçada.

Segundo o dermatologista do Hospital Sabará, Bernardo Wagon, o tratamento pode ser feito com aplicação local de medicamentos ou por via oral conforme o peso. Deve-se repetir após 7 dias. Casos de difícil tratamento tem melhor resultado associando-se oral e local. O uso de pente fino para retirada dos piolhos e lêndeas é muito importante, visando remover em sua totalidade, já que os medicamentos não eliminam ovos. Lêndeas não retiradas dão origem a novos piolhos.

Para remover lêndeas misture vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de passar o pente fino. É recomendado manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usar pente fino ao chegar da escola, etc. Meninas de cabelos longos devem prendê-los. A escola deve ser comunicada quando da presença da doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.

37 comentários neste post - Participe!

  1. Claudia disse:

    Boa tarde tenho um menina de 2 anos pegou piolho tadinha, ela não esta na escolinha pegou da prima eu não sabia que a prima tinha, esta incomodando muito pois ela é muito esperta e só fica falando que tem bicho na cabeça passei remedio chamado piosan mas não adiantou muito, será que esse remedio oral eu posso dar ela?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Claudia! Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico do seu filho. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  2. Natalia Torres disse:

    Ola, tenho uma filha de 2 anos ela pegou piolho da creche, assim q percebi tirei ela imediatamente, levei ela a varios medicos e derao varias locoes e comprimido p ela tomar nada funcionou, isso td ja faz uns 5 meses passei remedio caseiro e nada funciona sempre volta, as roupas e lencoes sempre eh lavado como agua quente.
    Nao sei mas o q faco ja me falaram q as locoes os piolhos ficaram imunis, preciso muito de ajuda estou gravida de 7 meses e qro acabar com essa praga antes de ganhar minha filha.
    Me ajudem por favor……

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Natália, recomendamos que leve sua pequena a um especialista que possa te orientar melhor com essa questão. Explique o caso e tire todas as suas dúvidas, pois o profissional é a pessoa mais indicada para te auxiliar.

      Abraços!

  3. Ana Cristina de Souza Santos Oliveira disse:

    A filha da minha amiga tem um ano e está cheia de piolho..será que vcs poderiam nos ajudar????? o que devemos fazer!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana! Como explicamos no post, é recomendado misturar vinagre e água em partes iguais, para facilitar a remoção das lêndeas embebendo os cabelos por meia hora antes de passar o pente fino. Manter os cabelos curtos facilita a remoção e examinar a cabeça em busca de parasitas é essencial, usar pente fino ao chegar da escola, etc.
      Abraços!

  4. João Cesar disse:

    Parabéns pelo artigo, só acrecentaria a importância do uso de xampus específicos para o tratamento contra piolhos, principalmente os que são a base de DELTAMETRINA e que poderiam ser usados periodicamente em intervalos de uma semana para um controle satisfatório.

    Atenciosamente: João Cesar de http://comotratarecurar.blogspot.com.br/

  5. ANDREIA SILVA DE OLIVEIRA disse:

    Olá,minha filha tem 3 anos e frequenta a creche há 2 anos,o que faço p/ combater os piolhos se sempre estou tratando,mas algumas mães não ligam em cuidar dos filhos e ela acaba pegando novamente,e ,muitas das vezes passa pra mim,eu fico apavorada porque trabalho no hospital e meu uniforme é branco,que dá p/ ter uma visão mais fácil do piolho..

  6. juliana disse:

    olá minha filha tem 1 ano e 1 mes e pegou piolho da prima o que eu devo fazer p eliminar esses piolhos?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Juliana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Como você leu em nosso artigo, o tratamento pode ser feito com aplicação local de medicamentos ou por via oral conforme o peso e deve-se repetir após 7 dias. De qualquer forma, é importante que você informe o pediatra da sua filha. Abraços! =)

  7. eunice dias tiago disse:

    Olá, sou voluntária em um orfanato e tento fazer o tratamento das crianças associando o uso oral do medicamento para piolhos com o pente fino.Mas e a roupa das crianças e a roupa de cama?
    Obgada.Abço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eunice,desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É importante manter a limpeza de todos os objetos. Abraços! =)

  8. lara disse:

    Muuito obrigado Minha Filha Tem 5 Anos e Nasceeu Uma Caspa Enorme Ela Ficou Cossando Muito Essa Caspa Começou a Sair Puss e Muito Sangue é Normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Iara. Não é normal ter sangue no couro cabeludo. Procure o pediatra da sua filha ou peça a indicação de um dermatologista para saber o que fazer. Abraços! :)

  9. edleuza ap da silva disse:

    o medico me indicou o revectina

  10. susan karina cavallari disse:

    gostaria de obter ajuda no tratamento contra piolhos pois já tentei varios e não sei mais o fazer presciso de ajuda .

  11. BOM EU JA TIVE PIOLHO E MUITO MEU FICAVA COÇANDO TANTO MINHA CABEÇA.
    NO DIA QUE EU FIQUEI DOENTE O MEDICO TINHA FALADO ELA ESTA PERDENDO MUITO SANGUE POR CAUSA DO PIOLHO AI EU TIVE QUE USAR UMA REMEDIO CHAMADO FLOUYEIS ESSE REMÉDIO É OTIMO AGORA EU ESTOU SEM PIOLHO!!
    TCHAU GENTE!!!!

  12. cilene disse:

    ola,tenho duas filhas de 4e 11ja fiz de tudo contra os piolhos e lendia ja ha levei no pediatra no dermato e fiz tudo que medicaram mas volta tudo novamente nada adianta me ajude remedios casero tambem não sei mas como agir obrigada

  13. jeciana disse:

    ola como vai? minha filha tem piolho o problema e que ela tem 1 ano como posso tratar

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jeciana, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Jeciana, a primeira coisa a fazer é levar ao médico para confirmar o diagnóstico e aí ele dará as receitas com os medicamentos e condutas adequados. Abraços! :)

  14. amanda disse:

    olha eu tenho muito piolhos e estou muito preocupada com isso eu ja tirei meus piolhos mas depois de uns tempos eu começo ate de volta o que que eu faço com isso me ajude por favor eu nao aguento isso mais

  15. Tereza Kelly Muniz disse:

    Sou acadêmica de enfermagem e estou tentando fazer uma oficina sobre parasitose infantil, para publico de crianças de creche… vc´s tem alguma ideia em mente, para o tema piolhos???
    obrigada!!

    • Equipe Sabará disse:

      Tereza, crianças de creche ainda tem um pensamento muito concreto, você deve procurar algum vídeo no YouTube sobre isto, provevelmente deve haver algo no site da Tv Cultura. Não se esqueça que deve ser curto, engraçado e não adiante falar de tratamento e prevenção se os pais não estiverem juntos. Muito obrigado.

  16. amanda disse:

    Ola gostaria de saber se tem outra receita para tirar lendeas receita caseira

    • Equipe Sabará disse:

      Amanda, piolho é uma infestação, o melhor a fazer é procurar um serviço médico para confirmar que são lêndeas de piolho e tratar adequadamente com os medicamentos corretos. Obrigado.

  17. judith di oliveira costa felix disse:

    minha filha tem piolho ja fiz farias fezes otratamemto i nao deu certo por que por favor mim en sine como fazer agradeço

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Judith,

      Realmente às vezes lidar com piolhos é difícil. Primeiramente precisamos estar certos que se trata de piolhos, para depois de acordo com o peso e a idade da criança propor um tratamento. Para isto a melhor forma é procurar seu pediatra ou um dermatologista, pois assim ele poderá a orientar sobre o tratamento e a prevenção desta doença.

      Abraços =)

  18. ANGELICA disse:

    obrigado pelas dicas, minha filha tem 4 anos e tem muita lendia nao consigo tirar, esse tipo de doenca pode gerar outras doencas graves se voce puder me responder eu fico grata.

    • Equipe Sabará disse:

      A infestação por piolhos, em geral não está associada a outras doenças graves, mas traz sintomas desagradáveis e deve ser tratada para impedir o contágio.