Como reduzir gordura e colesterol na dieta das crianças

Hábito alimentar é uma coisa que se adquire em casa, por isso, é importante principalmente nos primeiros anos de vida cultivar o hábito de uma alimentação saudável. Lembre-se, que uma boa alimentação e bons hábitos nutricionais são importantes para a vida toda, ajuda a previnir doenças crônicas como obesidade e diabetes, e todas as comorbidades (doenças associadas) a elas como hipertensão, doenças coronárias, doenças vasculares, doenças articulares etc.

Aqui estão algumas maneiras que ajudam a limitar a gordura e colesterol na dieta da familia:

1-  Manter frutas e legumes frescos sempre disponíveis;

2-  Sirva o pão de grãos integrais e cereais;

3-  Prefira o leite e iogurte desnatado. Escolha os queijos que tem taxas mais baixas de gordura, por exemplo, ricota, cottage, minas;

4- Inclua alimentos ricos em amido (batata, macarrão, arroz) em suas refeições;

5- Evite coberturas ricas em gordura e alto teor calórico, incluindo manteiga, margarina, creme azedo e molhos. Em vez disso, use queijo cottage com ervas, queijo parmesão ralado, ou iogurte com pouca gordura como molho para saladas;

6- Sirva as carnes magras, como frango, peru, peixe, carne bovina magra e cortes de carne magra de porco (lombo, lombo, costeletas, presunto).  a gordura visível e retire a pele das aves;

7- Selecione margarinas e óleos vegetais (canola, milho, girassol, soja);

8- Ao cozinhar, usar sprays vegetais antiaderente para reduzir a gordura adicionada;

9- Escolha técnicas de cozimento sem gordura, como fermento, assado, caça, carne grelhada, ou vapor na preparação de carnes, peixes e aves. Evite manteiga ou margarina ao preparar ou servir vegetais;

10- Evite frios e embutidos de porco: salames, presuntos, salsichas. E dê preferência para os de aves como: chester, peru, frango;

11- Evite frituras, chocolates e doces com cremes, sorvetes de massa, biscoitos recheados ou cobertos;

 

Enviado por Dr. José Luiz Setúbal.

71 comentários neste post - Participe!

  1. Desiree disse:

    Boa tarde!
    Meu filho tem 6anos e pesa 23 KG
    E apresentou o triglicérides: 304,0 mg/dl
    VLD colesterol: 60 mg/dl
    colesterol total: 196 mg/dl
    HDL Colesterol: 30,0 mg/dl
    LDL Colesterol 105 mg/dl
    O médico receitou Lipless. (adulto) pediu para cortar ao meio. Como mudei de cidade o pediatra q o atendeu não é o mesmo q o acompanhou durante esses 6 anos. O q eu posso fazer?
    Dou este medicamento ou procuro outro pediatra?
    obrigada.

  2. Erica disse:

    Ola meu filho tem 4 anos e esta com VPM o normal é 10,00 e meu filho está com 10,8,o que quer dizer e o Triglicerides tb está alto o normal é 100 o dele está 178,o que fazer?Ele nao come arroz,feijão,macarrao,nem fruta,nem verdura,tudo que vc coloca na boca dele ele vomita e dá ansia…não sei mais o que fazer

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Erica, sem exames precisos não temos como fazer uma avaliação no seu pequeno. Recomendamos que o leve a uma consulta para que o médico possa proceder com o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

  3. Edilaine monteiro disse:

    Ola,meu filho tem 5 anos e esta com colesterol e trigliceridios altos. E o problema tbm é que ele nao come nem frutas e nem verduras. O que eu faço? Por favor me ajudem.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Edilaine, recomendamos que você converse com seu filho e tente aos poucos inserir uma dieta saudável em sua alimentação. É muito importante o diálogo nesta fase. Tente mostrar como frutas e verduras podem ser gostosas e divertidas, por conta das cores e sabores. Abraços.

  4. Carol disse:

    Meu filho gosta mto de macarrão instantâneo, só que eu tempero no alho e não usso o tempero. Faz mal assim mesmo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Karol, o macarrão instantâneo possui quantidade considerável de sódio. Talvez, não seja aconselhado oferecer a crianças em constância. Temos aqui um texto que pode ajudar a tirar suas dúvidas com relação a alimentação do seu filho. http://goo.gl/1RL9cT Abraços.

  5. Cezar Mello disse:

    Minha filha tem três anos ae meio, após exames apresentou taxa de 168mg/dc colesterol.
    hdl 54mg/dl
    ldl 86mg/dl
    vldl 28mg/dl
    triglicerideos 141mg/dl
    A pediatra nos informou que o colesterol esta alto para a idade e que tem que baixar o triglicerides.
    fiz algumas pesquisas e tambem já troquei praticamente toda sua alimentação.Mas algumas eu não enten do porque ao mesmo tempo que proibe em otras situações é permitido,então como fazer uma dieta correta para que meu bebe possa baixar estes indices.
    Ex: para baixar o triglicerides evitar batata, banana,mas ao mesmo tempo manda comer frutas e legumes a vontade. Preciso de ajuda.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cezar,
      recomendamos que leve sua filha a um pediatra para que ele possa examiná-la e prescrever a dieta mais adequada. Alguns alimentos podem ser ingeridos, outros não. Isso varia de acordo com o valor nutricional de cada um e com as necessidades da sua filha durante a dieta.
      Abraços.

  6. Michele Guimarães disse:

    Olá! Meu filho tem 9 anos e seus exames acusaram q ele está com o colesterol alto, agora estou seguindo a dieta. Gostaria de saber se o colesterol tem cura ou se ele deverá ser controlado p toda a vida??? Desde já agradeço a atenção… Abraços :)
    PS: tem como me responder pelo meu e-mail? Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Michele,

      O ideal é que mantenhamos uma alimentação saudável e balanceada por toda a vida. Porém, se o seu filho vai precisar de uma dieta especial por conta do colesterol somente o médico que o acompanha pode dizer. Acreditamos que este problema pode ser facilmente controlado pela alimentação, como ele te recomendou. Incentive também a prática de esportes, que vai contribuir para sua recuperação também. Grande abraço!

  7. lucineide filgueiras de lima. disse:

    Olá , gostaria de tirar uma duvida, o meu filho tem 7 anos e 21 kg .Ele apresentou o hormônio estimulante dele elevado, 10.1. fiz outro e deu 6.3. A medica disse que ele estava com hipertiroidismo . E o colesterol dele deu LDL deu 98 , total deu 174 e o triglicérides deu 49 e o HDL deu 66.Gostaria de saber se ele deu esse valor devido a alteração de hormônio ou realmente o colesterol dele está alto .O que devo fazer?? A endócrino falou para eu tirar as comidas gordurosas e colocar ele pra fazer exercícios,só isso ajuda mesmo?

    • Equipe Sabará disse:

      Isso mesmo, Lucineide. É importante que confie e siga todas as orientações dos especialistas que estão acompanhando o seu filho. Por saberem do histórico médico da criança e a terem examinado, eles são as melhores pessoas para te orientar no momento.
      Temos certeza de que tudo ficará bem!

  8. Naira dos Anjos disse:

    Olá,meu filho tem 5 anos,pesa 20 Kg e o Colesterol dele total estar em 178 mg/dL e o HDL Colesterol estar em 50 mg/dL, LDL Colesterol estar em 212 mg/dL. Só que infelizmente meu filho não comer nenhum tipo de fruta,muito ruim de comer as coisas. Neste caso o que devo fazer? Que tipo de alimento eu posso oferecer? Açaí diminui o colesterol? Aguardo por resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Naira,

      Uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes certamente é a melhor opção. Tente oferecer as frutas de formas diferentes – enfeitando o prato, ou os sucos. O seu pequeno vai acabar gostando – basta ter paciência.
      Sobre o colesterol, o ideal é levar o seu filho ao pediatra, que com o histórico médico da criança certamente saberá fazer as recomendações necessárias para o pequeno crescer saudável.

      Um grande abraço!

  9. camila fargi disse:

    minha filha tem 8 anos e pesa 28 kg e mesmo sendo magra o colesterol dela está 216 e o triglicerídeo 131.estou muito preocupada,gostaria de saber se alem da dieta e exercícios ela tb tem que tomar medicamentos ??

    desde já agradeço .

    • Equipe Sabará disse:

      Camila,

      Só é possível responder a sua pergunta depois de examinar a sua filha. É importante que leve sua pequena ao pediatra, que depois de avaliar o quadro médico dirá o que você deverá fazer.
      Um grande abraço!

  10. debora santos disse:

    meu filho tem 2 anos e deu colesterol bom, deu 166, e pirigoso para ele, o que ele pode comer de supermercado. e nesessario da fruta e verdura a ele todos os dia.

  11. André disse:

    Bom dia a todos!

    Tenho um filho de 6 anos ele pesa 21 quilos, é super magro e está com o nível de Colesterol elevado, ela faz aulas de Taekendo 3 vezes por semana, tiramos todo óleo da Comida (Arroz, Feijão, Frituras), nos finais de semana eu acabo liberando algumas besteiras.
    É o segundo exame que ele faz e está pior que o primeiro.
    Eu peço encarecidamente a orientação de vocês pois estou muito preocupado.

    Deus Abençoe vocês!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá André!

      O médico que solicitou os exames já viu os resultados? É importante retornar e seguir as orientações dadas, pois como ele já possui o histórico do seu filho certamente ele dará o diagnóstico e tratamentos corretos para seguir.

      Temos certeza de que o seu filho ficará bem.

      Grande abraço!

  12. eliana disse:

    olá, minha filha tem 06 anos, e colesterol ruim 190, fiquei desesperada, pois a alimentação aqui em casa é sem muitas frituras, embutidos, esses resultado do exame, foi em abril. e minha filha já estava com peso abaixo do esperado, a pediatra me aconselhou a mudar a alimentação para arroz integral,leite desnatado, fiz e agora minha filha perdeu mais 2 kg, ela está com 14 kg, estou aflita, obrigada,,,

  13. juliana disse:

    tenho 11 anos e des dos 7 tenho colesterol alto vou tentar seguir as dicas para ver se conciggo reduzi-lo

    • Equipe Sabará disse:

      Parabéns pela preocupação com a sua saúde, Juliana! Lembramos que também é importante que você consulte o seu médico e obtenha orientações específicas. Abraços! :)

  14. camila disse:

    oi. meu filho tem 3 anos e o ldl dele é de 141 e o triglicerides é de 184 ele não come nada só toma leite com farinha láctea . será que é por causa disso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Camila, tudo bem? Infelizmente não podemos afirmar isso, pois não conhecemos o histórico de saúde da criança. Sugerimos que você procure um profissional especializado para orientá-la. Abraços! :)

  15. solange costa da silva disse:

    Estou muito preocupada com o meu nenê de 3 aninhos,o colesterol dele deu 270 me ajudem por favor. Ele não come fruta nenhuma,comia muito salgadinho ,mas já cortei bem .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Solange, tudo bem? Obrigado pela confiança. Conforme você leu em nosso artigo, é possível fazer coisas como preferir o leite e o iogurte desnatados, servir carnes magras a ele, entre outras coisas. No entanto, sugerimos que você fale com o seu pediatra para pedir a orientação mais adequada para o seu filho. Abraços! :)

  16. Laurismar disse:

    Oi bom dia, minha filha tem 09 anos o colesterol dela desde 05 anos é acima de 200, vive na dieta mais continua alto, esse ano deu 208, o que posso fazer? coloquei ela pra fazer balé, será que vai ajudar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Laurismar, tudo bem? Obrigado pela confiança! Pelo que você conta, está fazendo o que é mais correto para diminuir o colesterol dela. Mas você deve ficar atenta também ao acompanhamento deste quadro junto ao seu pediatra. Abraços! :)

  17. marizete pereira disse:

    tenho uma filha linda,11 anos,1;54 de altura,32kg,na gosta de comer,só come arroz ,feijão,batata,carne ´sem gordura,não come peixe,ovos,nenhum outro tipo de carne ,os embutidos,salsicha e mortadela,gosta de doces.chocolate,solvetes,fiz exames dele essa semana e deu colesterol,215.fiquei apavorada,ela não é sendentária,brinca,anda de bicicleta.o que devo fazer ?ajude -me que passou por isso.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marizete, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante saber se este resultado foi acompanhado por um profissional. Caso contrário, procure um médico e peça orientações específicas. Abraços! :)

  18. josiane disse:

    Minha filha tem cinco anos e esta com colesterol 197mg/dl e o hdl em 48mg/dl…ja estamos em uma dieta a um mes e ela nao come tanto doce oque faço???

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josiane, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante, em primeiro lugar, saber se essa dieta está baseada em orientações médicas. Este ponto é muito importante, pois o profissional saberá ao certo o que acrescentar ou cortar na dieta dela. Abraços! :)

  19. Silomar disse:

    meu filho de 8anos pesa 44kilos tem 1m e 40 cm de altura e colesterol total de 192mg-dl,glicose de 86mg-dl,triglicerídeos de 53mg-dl.´como faço para baixar-lo qual seria a sugestão o que devo tirar,obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silomar, tudo bem? É importante que você evite oferecer gorduras (manteiga e margarina, por exemplo). Lembramos que é sempre importante seguir as orientações do seu médico. Abraços! :)

  20. wagner disse:

    bom dia amigo espero que ajude obrigado pela força

  21. Ana Maria Barbosa de Sousa disse:

    Tenho uma filha de 5 anos, e desde os 4 anos ela tem colesterol aumentado. há seis meses foi feito o exame e tinha dado 177, foi feito novamente agora no inicio do mês e deu 209. Estou muito preocupada, o que posso fazer para mudar esse quadro? já mudei a alimentação, tipo: diminui bastante: biscoito recheado, chocolate, nescau, frituras, etc… mesmo assim não diminuiu. Me ajudem. Obg.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Ana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Você está fazendo o certo retirando frituras e alimentos calóricos da dieta da sua filha. Infelizmente não podemos dar uma orientação mais específica, pois não podemos avaliá-la e, por isso, sugerimos que você converse com o pediatra dela. Abraços! =)

  22. Giovanna disse:

    Olá , tenho 9 anos e tenho o colesterol alto , reduzo apenas com as dicas acima ? Desde já, agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Giovana, tudo bem? Parabéns pelo interesse com a sua saúde! Infelizmente não podemos lhe passar uma dieta mais detalhada, pois não podemos avaliá-la. Sugerimos que você peça que um responsável leve você a uma consulta com o pediatra para saber mais detalhes. Abraços! =)

  23. Isabelle Azevedo Lourenço disse:

    Minha filha tem 4 anos e onze meses e o exame de colesterol dela deu 234, que tipo de alimento devo oferecer para que consiga baixar o coleterol, e para piorar ela ainda tem intolerância a lactose, e já tem uma alimentação limitada.Preciso de ajuda rs. Obrigada, Isabelle.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Isabelle, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Não podemos dizer ao certo o que sua filha pode comer, pois pelo que você conta ela tem outras restrições alimentares. O ideal é você levar essa dúvida para a próxima consulta com o pediatra dela. =)

  24. Elisabete disse:

    Ola! Tanho uma filha de 6 anos e seu colesterol esta em 247. o pediatra pediu p procurar um nutricionista. como moramos no interior fica difícil pois tenho que me deslocar p outra cidade e tenho um bebe de 3 meses, vcs poderiam me enviar um esboço de dieta onde me indiquem a quantidade e tipo de alimentos que ela possa comer. grata.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Elisabete, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos lhe passar uma dieta com as quantidades exatas de cada alimento pois não avaliamos sua filha. De qualquer forma, é importante que você busque seguir os 10 passos que enumeramos neste artigo para diminuir a gordura na dieta dela. Abraços! =)

  25. jane disse:

    meu filho tem 3 anos o coleterol dele deu 112 o que posso fazer para baixar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jane. Você pode tomar atitudes como manter frutas e pães integrais na alimentação, evitando coberturas de alto calor calórico. Para obter outras informações, visite seu pediatra. Abraços! =)

  26. Equipe Sabará disse:

    Olá Simone. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Assim que possível lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

  27. beth oliveira disse:

    Minha filha tem 7 anos,e desde os 4 anos tem colesterol alto,ela sempre faz dieta o colesterol baixa,mas depois volta a subir,agora ela ta com o colesterol 238.O que faco para resolver logo esse problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Simone. Para baixar o colesterol da sua filha você pode seguir as orientações do nosso artigo. Para obter orientações mais específicas sobre o caso da sua filha, consulte o seu pediatra. Abraços! =)

  28. Meu neto de sete anos está com o colesterol alto 167 ou 176, fico preocupada porque ele adora ovo frito no pão e ainda mussarela, parei com isso, mas ele sempre me pede gema cozida. Adotamos salgadinhos assados. cortamos batata frita, mas sorvete com esse calor, fica difícil. Peço uma orientação pois ele é o amor de minha vida e estou muito preocupada, quero começar 2013 com o pé direito. Um feliz 2013 para todos vocês.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria. Parabéns pelo carinho que você tem com o seu neto e pelas mudanças já realizadas por causa da saúde dele. Como dissemos no artigo, é importante mesmo evitar as frituras, assim como é importante não oferecer a ele os doces. Abraços! =)

  29. cleonice ramos disse:

    olá pessoal, percebo que não sou só eu com esse problema , parece mais comum do que imaginava, descobri hoje que minha filha de sete anos está com o colesterol de 249, fiquei um pouco preocupada, gostaria de maiores informações sobre a dieta. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cleonice. Como falamos no nosso artigo, é ideal que você evite ao máximo as frituras, chocolates e doces. Você deve também cuidar do preparo dos alimentos, garantindo menor adição de gordura a eles. Para obter mais informações, consulte o seu pediatra. Abraços! =)

  30. fabiana disse:

    ola.,minha filha tem 5 anos e o colesterol ruim dela deu 150, o que devo fazer , para baixar e qual atividade fisica é a melhor , estou pensando em coloca la na natação…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiana. Atitudes como oferecer leite e iogurte desnatado e evitar coberturas ricas em gordura e alto teor calórico são algumas das coisas que você deve fazer. Porém para saber qual a dieta e esporte são mais adequados à sua filha, é necessário consultar o pediatra da criança. Abraços! :)

  31. renata rodrigues disse:

    minha filha tem onze anos e tem colesterol de 170 que dieta tenho que fazer para baixar e que alimentaçao correta tenho que segui obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Renata. Como você viu em nosso artigo, são muitas as atitudes que podem ajudar a reduzir o colesterol na dieta das crianças. Para ter acesso a uma dieta específica para o caso dela, consulte seu pediatra. Abraços! :)

  32. Aparecida de Jesus Rosa disse:

    Soube esta semana que minha filha de 04 anos está com colesterol limitrofe, e na busca de mais informações além das do pediatra encontrei este site. Muito interessante a orientação. Vou segui-la. Obrigada!

  33. Melissa Pereira Mendes disse:

    Tenho 9 anos e j’a tenho colesterol alto Preciso de uma dieta

  34. Jiulene Veloso disse:

    Tenho uma filha de 7 anos que pesa 34kg e está com o nivel de colesterol total de 188.0mg/dL, e Triglicerídeos 134.3 mg/dL, dentro de casa controla a alimentação de todo jeito, mais o problema e na rua com as coleguinhas, estou muito preocupada, e gostaria de saber em qual especialista devo leva-lá, para uma melhor avaliação.

  35. Vanessa Dias disse:

    Meu filho tem sete anos e está com o colesterol alto ( 200) e o LDL está 132.
    Minha família é toda hipertensa e com problemas cardíacos e por isso fico muito preocupada. A pediatra aconselhou não entrar com a medicação pois ele não está obeso, nem tem nenhum outro tipo de problema de saúde ( triglicérides, etc).
    Qual seria a melhor rotina alimentar ou atividade física para ele ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Certamente ele precisa de ter uma dieta e uma rotina com atividade física. Mas acredito que talvez possa também ser medicado ou pelo menos acompanhado de perto. Acredito que precise uma orientação nutricional e de um professor de educação física.

  36. olha, adorei muito falar sobre esse assunto poi tenho uma filha com sete anos e ela tem não e muito mais tem e como e dificil falar que ela não pode comer isso evitar aquilo e horrivel poi ela e criança e adora todas essa goluzeimas ne ,e dificil eu troco refri por suco mais ela enjoa rapido isso e o pior porque
    ela ve os outros comendo e fica dificil poi no colegio dela tem cantina vende refri ,hanburguers e outras coisas as vezes não tem como tenho que deixar ela comprar lanche falo o que pode e o que não pode mais não adianta e horrivel bjs e muito obrigada

    • carmelita disse:

      meu filho tem 6 anos o colestero dele e 238 nao consigo reduzir o posso fazer e possivel que seja emocional.

      • Equipe Sabará disse:

        Carmelita, boa parte do colesterol é devido à produção do próprio organismo, e não vai baixar só com dieta, precisa ter uma orientação de exercício físico e talvez a necessidade de medicação. Para isto, é preciso uma avaliação pediátrica completa (histórico, exame físico, exames labotoriais, peso, altura, IMC, e taxa de gordura). Pode ter fator genético familiar mas não emocional. Obrigado. =]