Como reduzir gordura e colesterol na dieta das crianças

Hábito alimentar é uma coisa que se adquire em casa, por isso, é importante principalmente nos primeiros anos de vida cultivar o hábito de uma alimentação saudável. Lembre-se, que uma boa alimentação e bons hábitos nutricionais são importantes para a vida toda, ajuda a previnir doenças crônicas como obesidade e diabetes, e todas as comorbidades (doenças associadas) a elas como hipertensão, doenças coronárias, doenças vasculares, doenças articulares etc.

Aqui estão algumas maneiras que ajudam a limitar a gordura e colesterol na dieta da familia:

1-  Manter frutas e legumes frescos sempre disponíveis;

2-  Sirva o pão de grãos integrais e cereais;

3-  Prefira o leite e iogurte desnatado. Escolha os queijos que tem taxas mais baixas de gordura, por exemplo, ricota, cottage, minas;

4- Inclua alimentos ricos em amido (batata, macarrão, arroz) em suas refeições;

5- Evite coberturas ricas em gordura e alto teor calórico, incluindo manteiga, margarina, creme azedo e molhos. Em vez disso, use queijo cottage com ervas, queijo parmesão ralado, ou iogurte com pouca gordura como molho para saladas;

6- Sirva as carnes magras, como frango, peru, peixe, carne bovina magra e cortes de carne magra de porco (lombo, lombo, costeletas, presunto).  a gordura visível e retire a pele das aves;

7- Selecione margarinas e óleos vegetais (canola, milho, girassol, soja);

8- Ao cozinhar, usar sprays vegetais antiaderente para reduzir a gordura adicionada;

9- Escolha técnicas de cozimento sem gordura, como fermento, assado, caça, carne grelhada, ou vapor na preparação de carnes, peixes e aves. Evite manteiga ou margarina ao preparar ou servir vegetais;

10- Evite frios e embutidos de porco: salames, presuntos, salsichas. E dê preferência para os de aves como: chester, peru, frango;

11- Evite frituras, chocolates e doces com cremes, sorvetes de massa, biscoitos recheados ou cobertos;

 

Enviado por Dr. José Luiz Setúbal.

88 comentários neste post - Participe!

  1. marinez teixeira disse:

    minha filha tem 6 anos o colesterol dela ta 215 mg /dl e triglicerideos 121 mg/dl ela pesa 38 quilos sera e o avo morreu de infarto sera que so dieta resolve ? colesterol tem cura/? ou e dieta a vida inteira ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marinez, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que busque auxílio médico para que ele possa realizar exames e verificar qual e a real situaçao da sua pequena. Abraços

  2. Patricia disse:

    Ola Doutora tudo bem?
    Minha filha esta com 6 anos e pesa 34 kilos, nao recordo a altura dela mas para se ter uma nocao ela sempre foi alta e grandona. Nasceu com 4 kilos e 57 centimetros, hj ela ja bate na altura dos meus seios. Tenho apenas 1 metro e 59 mas meu marido e bem alto.
    A minha preocupacao sempre foi minha filha sempre teve uma estrutura grande,nunca aparentou obesidade e todos os anos os medicos dizem que ela esta otima. Fizemos um check up e esta tudo 100% ela esta otima,nada de cholesterol ou algo do tipo,o problema e que na ultima consulata a mais ou menos a 6 meses atraz a medical pedi pra eu manter o peso dela pois agora ela esta crescendo esticando e nao tem necessidade de ganhar mais peso a medica disse que embora ela tennha uma aparecencia saudável a barriguinha dela esta um pouco saliente disse que nao ta gostando do tamanho da barrigudinha. Minha filha pratica natação 2 veses por semana, judo e bale e sempre ta fazendo alguma atividade. Nao e uma criança que come muito porque desde pequena eu controlo o tamanho das porções afinal eu e meu marido temos problema com peso também. Mas ainda eu controlando ela gosta muito de doce e as veses cai nas tentações. Refrigerante so aos final de semana e doces tento fazer o mesmo so sai fora quando ta de ferias e as veses tem aniversario. Queria uma ajuda nao pra colocar ela em dieta e frusta la mas sim mas ajuda com carinho cada dia mais para o melhor caminho da alimentação.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patrícia, ao que parece sua pequena tem uma alimentação saudável e pratica muitos esportes. É normal que em alguma fase da vida ela fique um pouco mais cheinha e em outras ela mude sua estrutura corporal. Faz parte do desenvolvimento. Recomendamos que mantenha os exercícios e a alimentação. Está no caminho certo. Abraços.

  3. kalline ferreira das graças miranda disse:

    ola meu filho tem 2 anos 8 meses e o pediatra passou uns exames de sangue para fazer dai fizemos e deu que ele esta triglicerídios alto o normal pra idade dele é de 150 e o dele esta 195 fiquei louca quando soube. dai ele mandou cortar tudo ate controlar dai eu estou sem saber o que dar pra ele comer. vcs não poderiam me dar uma ajuda de receitas alguma coisa do tipo.obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kaline, recomendamos que peça auxílio ao pediatra sobre a dieta que o seu pequeno deve seguir. Cada caso tem suas peculiaridades e apenas o médic,o, que conhece o quadro clínico do seu pequeno pooderá informar. abraços.

  4. Gisele disse:

    Ola, meu filho tem 4 anos e 2 meses o colesterol total dele ta em 188, isso é perigoso? O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gisele, sem conhecer o quadro clínico do seu filho não temos como afirmar se o colesterol dele está normal ou não. Recomendamos que busque auxílio do pediatra que o atende, para que ele possa dar as melhores indicações. Abraços.

  5. joselita lopes disse:

    olá, sou mãe de primeira viajem tenho um filho de 02 anos e 03 meses ele pesa 15kg e mede 96 centimetros, o ultimo checape dele deu colesterol 148mg\dl, a glicose deu 86 mg\dl,triglicerideos 78mg\dl, colesterol ldl 96mg\dl, o pediatra dele disse q tudo é muito ruim, gostaria da opinião de vcs obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joselita, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno, não temos como informar se os resultados dos exames são bons ou não. Recomendamos que siga as instruções médicas e caso queira uma segunda opinião, marque uma nova consulta com outro profissional. Abraços.

    • Danielle disse:

      Minha opinião de mãe: troque de médico. Acabei de fazer esses exames no meu filho de 3 anos e 9 meses e, pelos valores de referência do laboratório Sabin, os valores do seu filho estão todos normalíssimos. ;)

  6. Alexandra disse:

    olá minha filha tem 11 anos e pesa 35kg e esta com colesterol total de 170,0 mg/dl, é o único q esta auto e gostaria de saber se mesmo com dieta e alimentação adequada, ela vai ter que conviver com colesterol durante a vida dela.

    obrigada!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alexandra, sem conhecer o diagnóstico da sua pequena, não temos como informar se ela irá permanecer com colesterol por toda a vida. Esse é um acontecimento relativo que vai depender muito do desenvolvimento dela. Abraços.

  7. Marisa Brito disse:

    Meu filho tem 7 anos e pesa 19 kg é bem magrinho, acabei de receber um resultado de exame dele e o colesterol total está 217mg, o HDL 48 mg, o LDL 145 mg e o TRIGLICERIDEOS 120 mg, sei que todos estão altos e estou muito preocupada, gostaria que me orientassem o que devo fazer, vou repetir o exame e levá-lo a um pediatra urgente mais enquanto isso não acontece fico muito agoniada, por favor me ajudem!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marisa, recomendamos que aguarde as indicações médicas. Sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como indicar o tratamento adequado. Abraços.

  8. Desiree disse:

    Boa tarde!
    Meu filho tem 6anos e pesa 23 KG
    E apresentou o triglicérides: 304,0 mg/dl
    VLD colesterol: 60 mg/dl
    colesterol total: 196 mg/dl
    HDL Colesterol: 30,0 mg/dl
    LDL Colesterol 105 mg/dl
    O médico receitou Lipless. (adulto) pediu para cortar ao meio. Como mudei de cidade o pediatra q o atendeu não é o mesmo q o acompanhou durante esses 6 anos. O q eu posso fazer?
    Dou este medicamento ou procuro outro pediatra?
    obrigada.

  9. Erica disse:

    Ola meu filho tem 4 anos e esta com VPM o normal é 10,00 e meu filho está com 10,8,o que quer dizer e o Triglicerides tb está alto o normal é 100 o dele está 178,o que fazer?Ele nao come arroz,feijão,macarrao,nem fruta,nem verdura,tudo que vc coloca na boca dele ele vomita e dá ansia…não sei mais o que fazer

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Erica, sem exames precisos não temos como fazer uma avaliação no seu pequeno. Recomendamos que o leve a uma consulta para que o médico possa proceder com o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento.

  10. Edilaine monteiro disse:

    Ola,meu filho tem 5 anos e esta com colesterol e trigliceridios altos. E o problema tbm é que ele nao come nem frutas e nem verduras. O que eu faço? Por favor me ajudem.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Edilaine, recomendamos que você converse com seu filho e tente aos poucos inserir uma dieta saudável em sua alimentação. É muito importante o diálogo nesta fase. Tente mostrar como frutas e verduras podem ser gostosas e divertidas, por conta das cores e sabores. Abraços.

  11. Carol disse:

    Meu filho gosta mto de macarrão instantâneo, só que eu tempero no alho e não usso o tempero. Faz mal assim mesmo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Karol, o macarrão instantâneo possui quantidade considerável de sódio. Talvez, não seja aconselhado oferecer a crianças em constância. Temos aqui um texto que pode ajudar a tirar suas dúvidas com relação a alimentação do seu filho. http://goo.gl/1RL9cT Abraços.

  12. Cezar Mello disse:

    Minha filha tem três anos ae meio, após exames apresentou taxa de 168mg/dc colesterol.
    hdl 54mg/dl
    ldl 86mg/dl
    vldl 28mg/dl
    triglicerideos 141mg/dl
    A pediatra nos informou que o colesterol esta alto para a idade e que tem que baixar o triglicerides.
    fiz algumas pesquisas e tambem já troquei praticamente toda sua alimentação.Mas algumas eu não enten do porque ao mesmo tempo que proibe em otras situações é permitido,então como fazer uma dieta correta para que meu bebe possa baixar estes indices.
    Ex: para baixar o triglicerides evitar batata, banana,mas ao mesmo tempo manda comer frutas e legumes a vontade. Preciso de ajuda.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cezar,
      recomendamos que leve sua filha a um pediatra para que ele possa examiná-la e prescrever a dieta mais adequada. Alguns alimentos podem ser ingeridos, outros não. Isso varia de acordo com o valor nutricional de cada um e com as necessidades da sua filha durante a dieta.
      Abraços.

  13. Michele Guimarães disse:

    Olá! Meu filho tem 9 anos e seus exames acusaram q ele está com o colesterol alto, agora estou seguindo a dieta. Gostaria de saber se o colesterol tem cura ou se ele deverá ser controlado p toda a vida??? Desde já agradeço a atenção… Abraços :)
    PS: tem como me responder pelo meu e-mail? Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Michele,

      O ideal é que mantenhamos uma alimentação saudável e balanceada por toda a vida. Porém, se o seu filho vai precisar de uma dieta especial por conta do colesterol somente o médico que o acompanha pode dizer. Acreditamos que este problema pode ser facilmente controlado pela alimentação, como ele te recomendou. Incentive também a prática de esportes, que vai contribuir para sua recuperação também. Grande abraço!

  14. lucineide filgueiras de lima. disse:

    Olá , gostaria de tirar uma duvida, o meu filho tem 7 anos e 21 kg .Ele apresentou o hormônio estimulante dele elevado, 10.1. fiz outro e deu 6.3. A medica disse que ele estava com hipertiroidismo . E o colesterol dele deu LDL deu 98 , total deu 174 e o triglicérides deu 49 e o HDL deu 66.Gostaria de saber se ele deu esse valor devido a alteração de hormônio ou realmente o colesterol dele está alto .O que devo fazer?? A endócrino falou para eu tirar as comidas gordurosas e colocar ele pra fazer exercícios,só isso ajuda mesmo?

    • Equipe Sabará disse:

      Isso mesmo, Lucineide. É importante que confie e siga todas as orientações dos especialistas que estão acompanhando o seu filho. Por saberem do histórico médico da criança e a terem examinado, eles são as melhores pessoas para te orientar no momento.
      Temos certeza de que tudo ficará bem!

  15. Naira dos Anjos disse:

    Olá,meu filho tem 5 anos,pesa 20 Kg e o Colesterol dele total estar em 178 mg/dL e o HDL Colesterol estar em 50 mg/dL, LDL Colesterol estar em 212 mg/dL. Só que infelizmente meu filho não comer nenhum tipo de fruta,muito ruim de comer as coisas. Neste caso o que devo fazer? Que tipo de alimento eu posso oferecer? Açaí diminui o colesterol? Aguardo por resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Naira,

      Uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes certamente é a melhor opção. Tente oferecer as frutas de formas diferentes – enfeitando o prato, ou os sucos. O seu pequeno vai acabar gostando – basta ter paciência.
      Sobre o colesterol, o ideal é levar o seu filho ao pediatra, que com o histórico médico da criança certamente saberá fazer as recomendações necessárias para o pequeno crescer saudável.

      Um grande abraço!

  16. camila fargi disse:

    minha filha tem 8 anos e pesa 28 kg e mesmo sendo magra o colesterol dela está 216 e o triglicerídeo 131.estou muito preocupada,gostaria de saber se alem da dieta e exercícios ela tb tem que tomar medicamentos ??

    desde já agradeço .

    • Equipe Sabará disse:

      Camila,

      Só é possível responder a sua pergunta depois de examinar a sua filha. É importante que leve sua pequena ao pediatra, que depois de avaliar o quadro médico dirá o que você deverá fazer.
      Um grande abraço!

  17. debora santos disse:

    meu filho tem 2 anos e deu colesterol bom, deu 166, e pirigoso para ele, o que ele pode comer de supermercado. e nesessario da fruta e verdura a ele todos os dia.

  18. André disse:

    Bom dia a todos!

    Tenho um filho de 6 anos ele pesa 21 quilos, é super magro e está com o nível de Colesterol elevado, ela faz aulas de Taekendo 3 vezes por semana, tiramos todo óleo da Comida (Arroz, Feijão, Frituras), nos finais de semana eu acabo liberando algumas besteiras.
    É o segundo exame que ele faz e está pior que o primeiro.
    Eu peço encarecidamente a orientação de vocês pois estou muito preocupado.

    Deus Abençoe vocês!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá André!

      O médico que solicitou os exames já viu os resultados? É importante retornar e seguir as orientações dadas, pois como ele já possui o histórico do seu filho certamente ele dará o diagnóstico e tratamentos corretos para seguir.

      Temos certeza de que o seu filho ficará bem.

      Grande abraço!

  19. eliana disse:

    olá, minha filha tem 06 anos, e colesterol ruim 190, fiquei desesperada, pois a alimentação aqui em casa é sem muitas frituras, embutidos, esses resultado do exame, foi em abril. e minha filha já estava com peso abaixo do esperado, a pediatra me aconselhou a mudar a alimentação para arroz integral,leite desnatado, fiz e agora minha filha perdeu mais 2 kg, ela está com 14 kg, estou aflita, obrigada,,,

  20. juliana disse:

    tenho 11 anos e des dos 7 tenho colesterol alto vou tentar seguir as dicas para ver se conciggo reduzi-lo

    • Equipe Sabará disse:

      Parabéns pela preocupação com a sua saúde, Juliana! Lembramos que também é importante que você consulte o seu médico e obtenha orientações específicas. Abraços! :)

  21. camila disse:

    oi. meu filho tem 3 anos e o ldl dele é de 141 e o triglicerides é de 184 ele não come nada só toma leite com farinha láctea . será que é por causa disso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Camila, tudo bem? Infelizmente não podemos afirmar isso, pois não conhecemos o histórico de saúde da criança. Sugerimos que você procure um profissional especializado para orientá-la. Abraços! :)

  22. solange costa da silva disse:

    Estou muito preocupada com o meu nenê de 3 aninhos,o colesterol dele deu 270 me ajudem por favor. Ele não come fruta nenhuma,comia muito salgadinho ,mas já cortei bem .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Solange, tudo bem? Obrigado pela confiança. Conforme você leu em nosso artigo, é possível fazer coisas como preferir o leite e o iogurte desnatados, servir carnes magras a ele, entre outras coisas. No entanto, sugerimos que você fale com o seu pediatra para pedir a orientação mais adequada para o seu filho. Abraços! :)

  23. Laurismar disse:

    Oi bom dia, minha filha tem 09 anos o colesterol dela desde 05 anos é acima de 200, vive na dieta mais continua alto, esse ano deu 208, o que posso fazer? coloquei ela pra fazer balé, será que vai ajudar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Laurismar, tudo bem? Obrigado pela confiança! Pelo que você conta, está fazendo o que é mais correto para diminuir o colesterol dela. Mas você deve ficar atenta também ao acompanhamento deste quadro junto ao seu pediatra. Abraços! :)

  24. marizete pereira disse:

    tenho uma filha linda,11 anos,1;54 de altura,32kg,na gosta de comer,só come arroz ,feijão,batata,carne ´sem gordura,não come peixe,ovos,nenhum outro tipo de carne ,os embutidos,salsicha e mortadela,gosta de doces.chocolate,solvetes,fiz exames dele essa semana e deu colesterol,215.fiquei apavorada,ela não é sendentária,brinca,anda de bicicleta.o que devo fazer ?ajude -me que passou por isso.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marizete, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante saber se este resultado foi acompanhado por um profissional. Caso contrário, procure um médico e peça orientações específicas. Abraços! :)

  25. josiane disse:

    Minha filha tem cinco anos e esta com colesterol 197mg/dl e o hdl em 48mg/dl…ja estamos em uma dieta a um mes e ela nao come tanto doce oque faço???

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josiane, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante, em primeiro lugar, saber se essa dieta está baseada em orientações médicas. Este ponto é muito importante, pois o profissional saberá ao certo o que acrescentar ou cortar na dieta dela. Abraços! :)

  26. Silomar disse:

    meu filho de 8anos pesa 44kilos tem 1m e 40 cm de altura e colesterol total de 192mg-dl,glicose de 86mg-dl,triglicerídeos de 53mg-dl.´como faço para baixar-lo qual seria a sugestão o que devo tirar,obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silomar, tudo bem? É importante que você evite oferecer gorduras (manteiga e margarina, por exemplo). Lembramos que é sempre importante seguir as orientações do seu médico. Abraços! :)

      • Ricardo disse:

        Tenho 11 anos e estou com o colesterol alto 150 e poucos eu estou fazendo dieta a uns 3 meses deu resultado foi 4kg perdidos de muito suor minha irma vive fazendo bolos e tortas e vendo todos comendo nao consigo me segurar e tenho que comer pelo menos uns 3 pedacos para me satisfazer.. como muitooo.. nao consigo me segurar.. estou passanfo na nutricionista ela me indicou fazer natacao que bai ajudar muito no emagrecimento .. nunca sofri mais tenho muito medo de sofer bullyng.. nao gosto de ver alguem sofrendo bullyng .. odeio isso.. o que posso fazer para me segurar e nao comer essas porcarias ? Como muitas verduras frutas .. tomo um suco que vai : duas rodelas de abacaxi, um pedacinho de gengibre e 2 folha de couve, bate tudo no liquidificador fica bom, ela ajuda a fazer uma limpeza nas veias que ajuda no colesterol mais nao e assim de uma hora pra outra voce toma pelo menos 2 copos ao dia, e nao faz muito para nao estragar porque no dia que voce fez voce tem que tomar.. estou procurando algo que ajude a perder a barriga e abaixar o colesterol de uma maneira mais rapida voce pode me ajudar ?

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Ricardo, sua preocupação é normal. Mas, não precisa ficar com medo. Vai dar tudo certo, acredite. Continue tomando seus sucos e se alimentando com frutas e verduras. Na sua idade, é totalmente normal gostar de doces e guloseimas. Para balancear, recomendamos muito exercício. Futebol, bicicleta, natação…enfim, o que você mais gostar. Outra coisa, tente se policiar quanto a quantidade de guloseimas. Lembre-se, se sua irmã faz um bolo gostoso, os 3 pedaços têm o mesmo sabor. Você pode degustar um vagarosamente satisfazer sua vontade e não ficar com a consciência pesada. É tudo uma questão de costume e educação alimentar, tá bem? Boa sorte.

  27. wagner disse:

    bom dia amigo espero que ajude obrigado pela força

  28. Ana Maria Barbosa de Sousa disse:

    Tenho uma filha de 5 anos, e desde os 4 anos ela tem colesterol aumentado. há seis meses foi feito o exame e tinha dado 177, foi feito novamente agora no inicio do mês e deu 209. Estou muito preocupada, o que posso fazer para mudar esse quadro? já mudei a alimentação, tipo: diminui bastante: biscoito recheado, chocolate, nescau, frituras, etc… mesmo assim não diminuiu. Me ajudem. Obg.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Ana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Você está fazendo o certo retirando frituras e alimentos calóricos da dieta da sua filha. Infelizmente não podemos dar uma orientação mais específica, pois não podemos avaliá-la e, por isso, sugerimos que você converse com o pediatra dela. Abraços! =)

  29. Giovanna disse:

    Olá , tenho 9 anos e tenho o colesterol alto , reduzo apenas com as dicas acima ? Desde já, agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Giovana, tudo bem? Parabéns pelo interesse com a sua saúde! Infelizmente não podemos lhe passar uma dieta mais detalhada, pois não podemos avaliá-la. Sugerimos que você peça que um responsável leve você a uma consulta com o pediatra para saber mais detalhes. Abraços! =)

  30. Isabelle Azevedo Lourenço disse:

    Minha filha tem 4 anos e onze meses e o exame de colesterol dela deu 234, que tipo de alimento devo oferecer para que consiga baixar o coleterol, e para piorar ela ainda tem intolerância a lactose, e já tem uma alimentação limitada.Preciso de ajuda rs. Obrigada, Isabelle.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Isabelle, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Não podemos dizer ao certo o que sua filha pode comer, pois pelo que você conta ela tem outras restrições alimentares. O ideal é você levar essa dúvida para a próxima consulta com o pediatra dela. =)

  31. Elisabete disse:

    Ola! Tanho uma filha de 6 anos e seu colesterol esta em 247. o pediatra pediu p procurar um nutricionista. como moramos no interior fica difícil pois tenho que me deslocar p outra cidade e tenho um bebe de 3 meses, vcs poderiam me enviar um esboço de dieta onde me indiquem a quantidade e tipo de alimentos que ela possa comer. grata.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Elisabete, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos lhe passar uma dieta com as quantidades exatas de cada alimento pois não avaliamos sua filha. De qualquer forma, é importante que você busque seguir os 10 passos que enumeramos neste artigo para diminuir a gordura na dieta dela. Abraços! =)

  32. jane disse:

    meu filho tem 3 anos o coleterol dele deu 112 o que posso fazer para baixar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jane. Você pode tomar atitudes como manter frutas e pães integrais na alimentação, evitando coberturas de alto calor calórico. Para obter outras informações, visite seu pediatra. Abraços! =)

  33. Equipe Sabará disse:

    Olá Simone. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Assim que possível lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

  34. beth oliveira disse:

    Minha filha tem 7 anos,e desde os 4 anos tem colesterol alto,ela sempre faz dieta o colesterol baixa,mas depois volta a subir,agora ela ta com o colesterol 238.O que faco para resolver logo esse problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Simone. Para baixar o colesterol da sua filha você pode seguir as orientações do nosso artigo. Para obter orientações mais específicas sobre o caso da sua filha, consulte o seu pediatra. Abraços! =)

  35. Meu neto de sete anos está com o colesterol alto 167 ou 176, fico preocupada porque ele adora ovo frito no pão e ainda mussarela, parei com isso, mas ele sempre me pede gema cozida. Adotamos salgadinhos assados. cortamos batata frita, mas sorvete com esse calor, fica difícil. Peço uma orientação pois ele é o amor de minha vida e estou muito preocupada, quero começar 2013 com o pé direito. Um feliz 2013 para todos vocês.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria. Parabéns pelo carinho que você tem com o seu neto e pelas mudanças já realizadas por causa da saúde dele. Como dissemos no artigo, é importante mesmo evitar as frituras, assim como é importante não oferecer a ele os doces. Abraços! =)

  36. cleonice ramos disse:

    olá pessoal, percebo que não sou só eu com esse problema , parece mais comum do que imaginava, descobri hoje que minha filha de sete anos está com o colesterol de 249, fiquei um pouco preocupada, gostaria de maiores informações sobre a dieta. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cleonice. Como falamos no nosso artigo, é ideal que você evite ao máximo as frituras, chocolates e doces. Você deve também cuidar do preparo dos alimentos, garantindo menor adição de gordura a eles. Para obter mais informações, consulte o seu pediatra. Abraços! =)

  37. fabiana disse:

    ola.,minha filha tem 5 anos e o colesterol ruim dela deu 150, o que devo fazer , para baixar e qual atividade fisica é a melhor , estou pensando em coloca la na natação…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiana. Atitudes como oferecer leite e iogurte desnatado e evitar coberturas ricas em gordura e alto teor calórico são algumas das coisas que você deve fazer. Porém para saber qual a dieta e esporte são mais adequados à sua filha, é necessário consultar o pediatra da criança. Abraços! :)

  38. renata rodrigues disse:

    minha filha tem onze anos e tem colesterol de 170 que dieta tenho que fazer para baixar e que alimentaçao correta tenho que segui obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Renata. Como você viu em nosso artigo, são muitas as atitudes que podem ajudar a reduzir o colesterol na dieta das crianças. Para ter acesso a uma dieta específica para o caso dela, consulte seu pediatra. Abraços! :)

  39. Aparecida de Jesus Rosa disse:

    Soube esta semana que minha filha de 04 anos está com colesterol limitrofe, e na busca de mais informações além das do pediatra encontrei este site. Muito interessante a orientação. Vou segui-la. Obrigada!

  40. Melissa Pereira Mendes disse:

    Tenho 9 anos e j’a tenho colesterol alto Preciso de uma dieta

  41. Jiulene Veloso disse:

    Tenho uma filha de 7 anos que pesa 34kg e está com o nivel de colesterol total de 188.0mg/dL, e Triglicerídeos 134.3 mg/dL, dentro de casa controla a alimentação de todo jeito, mais o problema e na rua com as coleguinhas, estou muito preocupada, e gostaria de saber em qual especialista devo leva-lá, para uma melhor avaliação.

  42. Vanessa Dias disse:

    Meu filho tem sete anos e está com o colesterol alto ( 200) e o LDL está 132.
    Minha família é toda hipertensa e com problemas cardíacos e por isso fico muito preocupada. A pediatra aconselhou não entrar com a medicação pois ele não está obeso, nem tem nenhum outro tipo de problema de saúde ( triglicérides, etc).
    Qual seria a melhor rotina alimentar ou atividade física para ele ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Certamente ele precisa de ter uma dieta e uma rotina com atividade física. Mas acredito que talvez possa também ser medicado ou pelo menos acompanhado de perto. Acredito que precise uma orientação nutricional e de um professor de educação física.

  43. olha, adorei muito falar sobre esse assunto poi tenho uma filha com sete anos e ela tem não e muito mais tem e como e dificil falar que ela não pode comer isso evitar aquilo e horrivel poi ela e criança e adora todas essa goluzeimas ne ,e dificil eu troco refri por suco mais ela enjoa rapido isso e o pior porque
    ela ve os outros comendo e fica dificil poi no colegio dela tem cantina vende refri ,hanburguers e outras coisas as vezes não tem como tenho que deixar ela comprar lanche falo o que pode e o que não pode mais não adianta e horrivel bjs e muito obrigada

    • carmelita disse:

      meu filho tem 6 anos o colestero dele e 238 nao consigo reduzir o posso fazer e possivel que seja emocional.

      • Equipe Sabará disse:

        Carmelita, boa parte do colesterol é devido à produção do próprio organismo, e não vai baixar só com dieta, precisa ter uma orientação de exercício físico e talvez a necessidade de medicação. Para isto, é preciso uma avaliação pediátrica completa (histórico, exame físico, exames labotoriais, peso, altura, IMC, e taxa de gordura). Pode ter fator genético familiar mas não emocional. Obrigado. =]