Pergunte ao pediatra: gânglios desenvolvidos

Saiba o e o que fazer se os gânglios de seu filho aumentarem e forem infectados

Pergunta

Meu filho teve um gânglio aumentado por quase dois meses debaixo do seu queixo. Isso é normal?

Resposta

Gânglios linfáticos (que atuam na defesa do organismo contra infecções e estão em várias partes do corpo. Às vezes também são chamados de linfonodos) contêm células brancas do sangue e filtram os micro-organismos por todo o corpo. Eles são mais facilmente sentidos em áreas em que estão próximos à pele, como em todo o rosto, pescoço ou na virilha.

Linfonodos são geralmente do tamanho de uma ervilha e podem se tornar maiores quando existem infecções comuns, como o resfriado, garganta inflamada, e feridas infectadas da pele.

Um gânglio linfático aumentado na área de uma infecção (como no pescoço que cresce durante uma infecção no ouvido) pode dobrar de tamanho e passa de cerca de 1 cm a 2,5 cm. Ele, normalmente, irá diminuir e voltar ao normal dentro de poucas semanas após a infecção terminar.

Um gânglio linfático pode ser infectado por bactérias e pode requerer, nestes casos, tratamento com antibiótico Causas menos comuns de aumento dos linfonodos incluem infecções como a enfermidade da arranhadura do gato, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis.

Certas condições como a artrite reumatóide e lúpus também estão associados com o aumento dos gânglios. Finalmente, o câncer, leucemias, linfomas e infecção pelo HIV são causas bem raras.

Se o aumento dos gânglios linfáticos persistirem por mais do que algumas semanas e for acompanhado de outros sintomas como febre, perda de peso, suores noturnos e inexplicáveis, certos exames de sangue, raios-X ou uma biópsia do nódulo podem ser necessários.

No entanto, apesar dos gânglios linfáticos preocuparem os pais, porque são visíveis, eles são mais comuns, são sinal de inflamação normal.

Por Dr. José Luiz Setúbal

12 comentários neste post - Participe!

  1. lourenço disse:

    ola to com um caroço na virilha 2 semanas, fui no médico ele disse que e ingua passou anti inflamatório mais nao voltou ao normal, depois fui no hospital madico passou um antí biotico espero que passe mais to com medo aqui na internet vc acha mta coisa que pode ser ou nao ser umas até perigosas !!!

    • Equipe Sabará disse:

      Lourenço,

      Fique tranquilo e siga todas as orientações que o médico te passou. Ele é a única pessoa que pode te orientar, pois ele te examinou e sabe o que está acontecendo. Abraços

  2. halley freitas frança disse:

    ola tenho 27 anos tenho o caroço a uns 4 anos ou mais ele aumenta e diminui e fica dolorido as vezes o trapézio, fui ao medico e fiz somente ultrassom e ele me disse que era superficial tipo debaixo da pele que não era perigoso poque ele e bem móvel só que e dolorido. ele fica entre o pescoço e o trapézio e quando viro o pescoço ele aparece mais fiz exames de sangue neste ano tava tudo normal. tenho algumas dividas

    eu engordei depois desse tempo uns 18 quilos ou mais depois do surgimento do caroço isso influencia em algo..

    esse caroço vira câncer..

    preciso tirá-lo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá!
      Sem examiná-lo não conseguimos dizer. É importante que você converse com o médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver seguro, busque uma segunda opção. Abraço.

  3. Carmen Soares disse:

    Bom dia, meu filho está com 2 anos e 6 meses. Estamos em Novembro, desde maio que ele está com um gânglio no pescoço. Já levei o pediatra, que passou exame de sangue e ecografia. Na ecografia apareceram outros bem menores, mais nada anormal. O caroço é maleável, não dói ao toque. No exame de sangue, o ferro estava um pouquinho abaixo dos valores de referência. Desde lá meu filho, vive com alguma enfermidade, resfriado, corizando. Em outubro pegou uma conjuntivite que voltou 2 vezes. Agora, teve uma febre do nada, nesta terça, 05/11/13. Levamos na pediatra. Ontem, começou a reclamar da garganta ao engolir. Levo na pediatra novamente? é o caso de antibiótico? não gosto de dar antibiótico sem real motivo. meu filho nunca tomou. Abraços

    • Equipe Sabará disse:

      Carmen,

      Leve seu filho a pediatra, ele saberá se existe a necessidade de medicar o seu pequeno por conta desse incômodo na garganta. Confie no profissional que acompanha o seu filho, temos certeza de que tudo ficará bem :)

  4. Raquel Leite disse:

    Boa tarde,
    Tenho um menino com 4 anos e à cerca de 1 mês ou 2 encontrei um caroço na parte de tras do pescoço dele, fui ao medico e ele fez antibiotico, mas á cerca de 2 semanas reparamos que estava maior e sempre que lhe toocamos ele queixa-sede dor.
    Fui fazer uma eco e foram detectados varios outros ganglios dilatados…
    Estou á espera da conssulta para ir novamente ao medico, mas não sei o que pensar…Pode ajudar-me?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Raquel, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos opinar sobre o caso, pois não podemos avaliar a criança. Sugerimos que aguarde a consulta e peça orientações específicas para o profissional especializado. Abraços! :)

  5. Lucas Antunes disse:

    Tenho 19 anos há cerco de 1 ano tenho caroço no rosto só sinto ao toque do lado direito ao lado do nariz na maça do rosto tipo uma ervilha o que pode ser isso? algo grave? desde já agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Lucas, desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. Sugerimos que você procure um médico para avaliá-lo. Abraços =)

  6. Henrique disse:

    Tenho caroco abaixo do queixo tem hora q doi e lateja bem fraquinho depois passa quando mexo ele cresce um pouco quando esqueco ele diminui

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Henrique. Qual a sua idade? Em todo o caso, se você notou alguma anormalidade no seu corpo, procure orientar-se com seu médico. Abraços! :)