Uso de drogas na adolescência

Baixo rendimento escolar e estresse foram algumas das características dos jovens internados pelo uso de drogas

Todos que têm contato com adolescentes, em especial os pais, preocupam-se com a possibilidade de uma intoxicação aguda, causada pelo uso de drogas lícitas ou não. Em um curioso estudo realizado na Finlândia foi determinado alguns fatores de risco.

Nessa pesquisa, avaliou-se os grupos socioeconômicos, o comportamento dos adolescentes, sua saúde antes e depois de uma hospitalização por intoxicação grave. Um grupo de finlandeses com idades entre 14 e 18 anos, com uma média de 10,6 anos, foi analisado.

Foram identificadas 443 pessoas (0,8%), que tiveram pelo menos uma intoxicação aguda que os levaram à internação hospitalar. A idade média de quem foi para o hospital foi de 22,7 anos.

Os maiores fatores de risco para internação por intoxicação nos meninos foram:

1- Sintomas de estresse;
2- Baixo rendimento escolar;
3- Não vivem com os pais na adolescência.

Entre as meninas, os fatores de risco mais fortes foram:

1- Sintomas de estresse;
2- Baixo rendimento escolar;
3- Embriaguez frequente.

A conclusão para os jovens da Finlândia é de que um baixo desempenho escolar, a saúde e o tipo comportamento adotado na adolescência estão associados ao risco de hospitalização por intoxicações na idade adulta.
Fumar diariamente e o beber frequente também foram fortemente associados à hospitalização por intoxicações.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: ACTA PAEDIATRICA – Adolescent risk factors for poisonings – a prospective cohort studyKivistö, J.E.; Rimpelä, A.; Mattila, Kivistö, JE; Rimpelä, A.; Mattila, VM
(Vol. 100 Nro. 12 Página: 1596-602 Dados da Publicação: 2011/01/12)