Alimentação de mães que amamentam

Saiba o que se deve comer e o que evitar durante o período da amamentação

Como pediatra, estou acostumado a ouvir perguntas das mães com relação ao aleitamento materno. Primeiramente, é preciso saber que para se conseguir amamentar é necessário se alimentar bem. Lembre-se de que você está alimentando duas pessoas (você e o bebê) e que o melhor jeito de voltar ao peso anterior à gestação é amamentar.

Abaixo, estão algumas das perguntas mais frequentes e suas respostas:

As mulheres que amamentam precisam comer mais?
Sim. As mulheres que amamentam precisam comer mais do que as que não amamentam. Quando uma mãe alimenta seu bebê, seu corpo trabalha duro para fazer o leite materno, então ela precisa de calorias extras.

Elas precisam beber mais líquidos?
Sim. As mulheres que amamentam precisam beber bastante líquidos. Lembre-se que boa parte do leite é água e quanto mais hidratada a mãe estiver, mais leite ela produzirá. É comum elas terem sede na hora que estão amamentando, por esta razão seria bom que antes de iniciar a amamentação, bebessem um ou dois copos de algum líquido e sempre que estivessem com sede. O volume pode variar de três a quatro litros por dia.

Precisam tomar vitaminas?
Algumas mulheres precisam tomar um suplemento de ferro ou vitaminas. Os suplementos são comprimidos, cápsulas, líquidos que têm nutrientes. Você pode precisar tomar um de ferro por dia, se apresentar uma condição chamada de “anemia”, depois de dar à luz.

Converse com seus obstetras sobre isso. Em São Paulo, muitos médicos mantêm o suplemento que a mulher tomava durante a gestação. De qualquer forma, uma alimentação saudável, variada e que contenha os nutrientes necessários é sempre importante.

Elas devem evitar certos alimentos?
Sim. As mulheres que amamentam devem evitar certos tipos de peixes que têm uma grande quantidade de mercúrio. Este metal é uma substância que pode passar pelo leite materno e ir para o bebê. Ele pode causar problemas no cérebro da criança e no sistema nervoso (ex.: tubarão, espadarte, cavala).

Outros tipos de peixes não têm tanto mercúrio. As mulheres podem comê-los até duas vezes por semana (camarão, atum em lata, salmão, etc.), além de alimentos que possuem cafeína (refrigerantes, energéticos, café, chás, etc.).

Devem evitar certos medicamentos?
Depende. Informe o seu médico, se você tomar qualquer medicamento. Ele pode dizer, com certeza, se esses remédios são seguros para tomar durante a amamentação.
Alguns medicamentos podem afetar a quantidade de leite materno, por exemplo, alguns hormônios, pílulas anticoncepcionais, podem reduzir a quantidade de leite.
Além disso, recomenda-se que as mulheres que amamentam não usem drogas ilegais.

Mulheres que amamentam devem beber álcool?
Cada mulher pode decidir. Mas é importante saber que quando você bebe álcool, uma pequena parte passa pelo leite materno e vai para o bebê. Depois de ter bebido, leva cerca de duas horas para o seu corpo se livrar do álcool. Devido a isso, a maioria dos médicos recomenda que as mães esperem duas horas, após tomar uma bebida, para amamentar.

Elas podem beber cafeína?
Depende. A maioria dos médicos concorda que é bom para as mulheres beber de dois a três copos por dia de uma bebida com cafeína. Mas uma parte da substância pode passar pelo leite materno e dele para o bebê. Algumas crianças podem ficar agitadas ou que terem problemas para dormir, além de aumentar as cólicas.

Devem fumar?
Provavelmente não. A maioria dos médicos recomenda que as mulheres parem ou reduzam o uso do tabaco, porque os bebês, que têm pais fumantes, podem ter problemas respiratórios, infecções pulmonares ou de ouvido.

E se eu tiver perguntas?
Se você tem alguma dúvida sobre nutrição e aleitamento materno, pergunte ao seu médico. Algumas mulheres também acham que é útil consultar um especialista em amamentação, chamado de “consultor de lactação”.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Patient information: Health and nutrition for women who breastfeed”

148 comentários neste post - Participe!

  1. Angela cristina disse:

    Ola minha filha tem 2 meses e 11 dias e eu ja voltei a malhar sera que vai atrapalhar na amamentação dela…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Angela, recomendamos que monte uma rotina de exercícios juntamente com um profissional especializado no seu caso. O exercício físico em exagero ou feito de forma errada pode interferir na amamentação. Uma boa alimentação, muito liquido e um programa especifico podem te auxiliar a fazer essa conciliação. Abraços!

  2. Alessandra maria disse:

    ola´ tenho uma filha de 2anos e 3meses estou emagrecendo rapido tava com 62 agora com 54 é normal perde peso assim ou devo consultar o medico para tomar vitamina.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, sem muitas informações não temos como diagnosticar. Vários fatores podem estar ligados à esse acontecimento. Recomendamos que procure um nutricionista para que ele possa te dar melhores indicações em relação ao seu peso. Abraços!

  3. Nara disse:

    A alimentação da mãe que amamenta influi no ganho de peso do bebê? Meu bebê está ganhando pouco peso, pode ser por alguma deficiência na minha alimentação?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nara, sem conhecer o seu quadro clínico ou do seu pequeno não temos como afirmar se sua falta de peso é proveniente da sua alimentação. Recomendamos que busque uma consulta para saber com precisão. Abraços.

  4. Dyenne disse:

    O que devo fazer para aumentar meu leite? Queria muito continuar aumentando no peito. Meu bebe tem apenas 49 dias.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Dyenne, neste caso recomendamos que converse com seu obstetra ou pessoa de sua confiança. Cada corpo corresponde de uma maneira e, certamente, o médico poderá informar o que pode ser feito. Abraços.

  5. maria claudia damo disse:

    Oi. Tenho um bebê de 4 meses e estou amamentando exclusivamente em livre demanda. A alguns dias estou com uma infecção intestinal. Gostaria de saber se essa infecção pode fazer mal de alguma forma para o meu bebê?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que busque auxílio de um médico para que ele possa informar com precisão até onde a sua infecção afeta ou não o seu bebê. Abraços.

  6. Deize disse:

    Ola!eu ganhei bb fas 10 dias e comi camarões sera que vai fazer mal pra minha bb?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Deize, a princípio não ha contra indicações quanto a ingestão de alimentos. Mas, caso tenha dúvidas recomendamos que questione o pediatra do seu bebê. Abraços.

  7. giselma alves disse:

    Olá, tenho um bebe de um ano que ama mamar. Mas por mais que eu coma não consigo engordar. Estou 5kg abaixo do peso. Ele sofre muito quando não dou o peito,mas já estou mal por está tão magra, tem algum medicamento que eu possa tomar para ganha peso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giselma, recomendamos que busque auxílio do seu médico para que ele possa indicar algumas vitaminas. Assim você poderá ganhar peso.

  8. JAMILE disse:

    la tenho uma filha de 1 e 4 meses que ainda mama, gostaria de saber se posso tomar vitaminas para aumentar meu apetite pois estou muito magra e gostaria de recuperar meu peso

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jamile, recomendamos que busque auxílio com o seu médico para saber quais são as vitaminas que você pode tomar. Sem conhecer seu quadro clínico não temos como afirmar. Abraços.

  9. Luciana Lima de Sousa disse:

    Gostaria de saber se posso tomar iogurte Actvia amamentando?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, a princípio não há nada que indique que você não pode ingerir iogurtes durante a amamentação. Mas, para que fique mais tranquila recomendamos que busque sanar estes questionamentos com um médico de sua confiança. Abraços

  10. Elaeny disse:

    Ola eu gostaria de saber seu posso tomar centriun eu tenho um filho de 1 ano e 1 mes e ainda estou amanentando sera que eu ja posso tomar esse tipos de vitaminas?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaeny, cada organismo funciona de maneira diferente. Sem conhecer os seus exames e saber os cuidados recomendados pelo médico na amamentação do seu pequeno, não podemos informar com precisão. Recomendamos que busque auxílio de um especialista, para que ele possa indicar a solução mais adequada. Abraços.

  11. Ana Cristina Pires disse:

    Ola

    Meu marido deu uma colher de mel para minha bebe quando ela estava com tosse.Bebes de 1 ano e meio ja podem comer mel?E eu que ainda amamento, posso comer mel?

    Grata

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, a princípio o mel é um alimento que não possui contra indicação, desde que seja oferecido com moderação à criança, por conter um alto teor de açúcar. Mas, para tranquilizá-la e para que você tenha certeza da alimentação que pode oferecer a sua pequena, recomendamos que busque uma consulta com o pediatra ou nutricionista. Eles poderão indicar o melhor para sua pequena. Abraços.

  12. Giselle Campos Lins disse:

    Olá, nossa já pesquisei tanto na NET e nada de resposta do eu quero realmente saber.Meu filho tem um ano e cinco meses e neste mês comecei a tomar meu anticoncepcional antigo,,,,pode fazer algum mau meu filho
    Para meu filho,,,,eu estou doida pra ele parar de mamar,ele já como de tudo,,pouco mas come,,,,então, mas estou com medo,,,não sei se os hormônios pode causar algo no meeu filho.Se meu leite secar seria ótimo,,,mas meu medo e causar algo naa saúde do meu filho,,,,,,,por favor me respondi essa questão,,,, pois logo já estarei entra no na segunda cartela,,,,,obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giselle, recomendamos que busque sanar suas dúvidas com um especialista. Pode ser o seu médico ginecologista ou o pediatra do seu pequeno. Cada organismo reage de um jeito e apenas o médico que a conhece, pode afirmar com precisão. Abraços.

  13. Aline Goulart disse:

    Oii tenho perdido muito cabelo após a gestação minha bebe esta com 3meses e minha medica pediu pra eu comer mais frutas e verduras…so que nao nao como muito devido ao tempo e correria eu amamento qria saber se posso tomar complemento alimentar… tipo vitaminas de A a zinco… aguardo resposta um abraço!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aline, cada tipo de organismo reage de um jeito. Por isso, sem exames prévios não temos como receitar um suplemento para você, até por conta da amamentação. Recomendamos que busque uma consulta com um médico nutricionista de sua confiança para que ele possa indicar a melhor solução.

  14. Daniela disse:

    Minha filha tem 4 meses de vida , Estou muito magra por causa da amamentação e queria pegar uma massa muscular mais não sei que suplemento posso usar queria tomar o BCAA que né outro blog vi os comentários que podia mais estou em duvida queria uma dica .. Bjão aguardo a resposta

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniela, recomendamos que você busque auxilio de seu obstetra ou médico de confiança para que ele possa informar a melhor dieta para que você possa ganhar massa muscular. Cada corpo responde de uma maneira diferente à ingestão de suplementos. Portanto, o mais adequado é você ter a indicação de um especialista. Abraços.

  15. Amanda Borges Javorski disse:

    Olá minha filha tem 2 meses adoro camarao, peixe e siri posso comer ou é melhor evitar porque pode causar cólica ou algum outro problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Amanda, é importante manter uma dieta saudável e com boas fontes de proteína e vitaminas, para manter a saudabilidade de mãe e filha em período de amamentação. Recomendamos que converse com o seu obstetra para que ele apresente a dieta mais indicada. Temos, também, este texto em nosso blog sobre alimentação na amamentação que pode te ajudar com algumas dúvidas. http://goo.gl/xtyiN0 Abraços.

  16. Juliana disse:

    Queria saber quais alimentos não devo comer quando estou amamentando???

  17. Maria disse:

    Ola boa tarde.Tenho uma filha de 2 meses e estou amamentando gostaria de saber se posso tomar suco de babosa para emagrecer.Sera que vai secar o meu leite.

    Desse já obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, recomendamos que procure seu obstetra ou médico de confiança para que ele possa transcrever a melhor alimentação para você, nesta época de amamentação. Só o médico poderá informar se o suco de babosa é prejudicial ao leite materno.

  18. Loredana disse:

    Olá tenho 22 anos e uma filha de 2 anos e 2 meses e ela ainda mama,vou começar a malhar e queria saber se posso tomar suplementos para almentar o corpo. me responde por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Loredana, depende do suplemento e de sua composição. Para evitar dúvidas, recomendamos que busque auxílio do seu médico. Assim, ele poderá afirmar com certeza se você pode ou não utilizar os suplementos. Abraços.