Crânio infantil: quando se preocupar?

Saiba por que as alterações cranianas ocorrem e como diagnosticá-las

Provavelmente quase todo pediatra que acompanha o desenvolvimento infantil já ouviu que a criança tem a cabeça achatada, porque o obstetra usou fórceps (instrumento que puxa o bebê) ou não tirou o pequeno de forma adequada ou certa. Tudo isso pode ocorrer, mas é mais uma lenda do que uma realidade.

O crânio é formado por uma série de ossos e nos recém-nascidos e nas crianças menores, eles não estão “soldados”, pois a caixa óssea crescerá bastante nos primeiros meses de vida. Além disso, tem as moleiras (fontanelas) e as suturas, que são áreas de crescimentos desses ossos.

Quando por alguma razão estas suturas têm uma fusão precoce, causará uma deformidade craniana compensatória, isto é, o cérebro procurará um local onde não haja resistência para crescer e só será possível onde não houver fusão de suturas. Isso ocorre uma vez em cada 2000 a 2500 nascimentos e se chama CRANIOSINOSTOSE.

Existem vários tipos de craniosinostose, variando com a sutura que está fundida, mas o mais importante para os pais, cuidadores e pediatras é observar o crescimento craniano e se ele está ocorrendo de forma simétrica. Por esta razão o pediatra deve medir o contorno da cabeça, na região onde fica o cérebro, em todas as visitas médicas até a criança ter pelo menos 2 anos de idade, e colocar as medidas num gráfico de acompanhamento. Algumas síndromes como Crouzon e Apert possuem fusão de suturas como parte de sintomas e sinais.

O diagnóstico é importante, pois orientará o tratamento. Ele é feito clinicamente pelo pediatra e por meio de imagens de RX ou tomografia, para determinar qual sutura está unida.

A abordagem que tem sido apoiada pelo consenso da American Cleft Palate-Craniofacial Association, que enfatiza a gestão por uma equipe formada por especialistas de anestesiologia, audiologia, cardiologia, dermatologia, radiologia, conselhamento genético, genética médica, neurologia, neurocirurgia, enfermagem, oftalmologia, cirurgia oral e maxilofacial, microcirurgia, nutrição, ortodontia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, odontopediatria, antropologia física, cirurgia plástica, prótese dentária, psiquiatria, psicologia, serviço social, e fonoaudióloga. Mas, na maioria dos casos, não serão necessários todos estes profissionais.

O diagnóstico precoce e o encaminhamento para o neurocirurgião permitirão que se faça a cirurgia e serão evitadas as complicações mais comuns: hipertensão craniana e a falta de desenvolvimento do cérebro, por motivo de ausência de espaço. Em São Paulo, existem Centros de Excelência e médicos preparados para um ótimo atendimento, entre eles está o Hospital Infantil Sabará.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Overview of craniosynostosis (setembro de 2011)
Autores: Samuel Stal, MD, Larry H Hollier, Jr, MD, Patrick Cole, MD, Section Editors, Leonard E Weisman, MD. , Helen V Firth, DM, FRCP, DCH Deputy

32 comentários neste post - Participe!

  1. Alessandra disse:

    Boa noite, só uma dúvida….. Minha bebe nasceu com 45 cm agora ta com 2 meses e ta medindo 57 cm e 4,800 e a cabeça 37 buchechudinha linda rsr por favor essas medidas ?estão na média estao certas? Obs. A pediatra pediu um raio x da cabeca dela. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, recomendamos que espere o resultado do exame solicitado pela pediatra. Sem o diagnóstico correto, não temos como afirmar a normalidade do tamanho da sua bebê. Abraços.

  2. eliane disse:

    minha filha tem 10 anos e tem asma e o medico alergista pediu rx de cranio eu gostaria de saber porq em casos de asma se pede esse rx.obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaine, certamente, o médico pediu o exame para que ele possa avaliar precisamente o caso da sua filha. Não temos como informar o que ele quer buscar com o raio x, mas recomendamos que confie em suas solicitações. Abraços.

  3. ana paula disse:

    oi estou um pouco preocupada ,minha filha tem 12 anos mas só agora levei ela no medico pois esta muito nervosa e o medico me disse que o tamanho da cabeça dela é do tamanho de uma criança de 2 anos sabe me disser qual seria as possiveis causa do não crescimento da cabeça obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Ana Paula,

      Sem examinar a criança não temos como dizer o que está acontecendo. É importante que converse com o médico que avaliou a sua filha sobre todas as suas aflições. Caso ainda não esteja segura, procure uma segunda opinião. Temos certeza de que tudo ficará bem. Abraços.

  4. PATRICIA BARBOSA DOS ANJOS disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se está normal o crânio de um bb com 2 meses e 10 dias, estar com perímetro cefálico de 39 cm, estando com 5 kg, e 54 cm? sendo que ao nascer tinha PC 32 cm , pesava 2370 kg e media 45,5 cm de comprimento? Devo me preocupar com isso? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Patricia,

      A melhor pessoa para responder a sua dúvida é o pediatra que acompanha a criança, pois ele poderá examiná-la e com o histórico médico da criança em mãos poderá te informar se há a necessidade de algum tratamento. Abraços

  5. Ricardo disse:

    Bom dia,por gentileza minha filha teve um pequeno acidente ela tem 2 anos e 3meses, e a alguns dias atras estava fechando o porta malas do carro quando não vi ela chegando e bati em cima da cabecinha dela,levamos ao PS e fizeram um tomografia de cranio,acusou um traço de fratura no frontal e a medica disse que em 20 dias o osso deve se juntar,mas pediu para levar no neuro pediatra,e ele pediu para fazer uma nova Tomografia,mas estou com medo de fazer pois não é perigoso faz 2 exames destes em um intervalo de 16 dias pois tem risco de radição não é isso?Ela esta normal,brincalhona,sera que é bom passar em outro medico e perguntar se não pode ser ressonacia magnetica que não tem radiacao?Agradeco desde ja

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Ricardo!
      É importante que você converse com um neuro pediatra, conforme orientado, sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver seguro, busque uma segunda opção. Sem examinar sua filha, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  6. moninhateodoro@hotmail.com disse:

    ola meu sobrinho tem 11 meses e esta com 3 cm a mais que o normal segundo o médico que mediu o crânio dele e encaminhou para um neuro pediatra será que ele pode esta desenvolvendo hidrocefalia?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá!
      Sem examiná-lo não conseguimos dizer. Converse com o pediatra que está acompanhando, certamente ele irá te orientar da maneira correta.
      Grande abraço!

  7. tatiane disse:

    bom dia minha sobrinha nasceu prematuro de 8 meses e agora com 4 o pediatra a encaminhou para o neuro pediatra pois a cabeçinha dela e afinada e pontudo sera que esse problema pode ser grave obrigada!!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Tatiane,

      É necessário calma neste momento para aguardar a consulta, pois somente depois de examinar a sua sobrinha é que se pode dar um diagnóstico.
      Temos certeza de que tudo ficará bem. :)

  8. luciana bispo das merces disse:

    minha filha tem 5 meses pesa 7,900kg e tem 45cm de cranio.Gostaria de saber se esta no tamanho adequado pois acho a cabeça dela um pouco grande.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana,

      Aparentemente, você não deve se preocupar. Porém, como citamos no texto, o diagnóstico de um médico é de suma importância, e é feito clinicamente pelo pediatra que deve acompanhar o crescimento craniano medindo mensalmente. Existem tabelas para avaliar isto, e não me parece anormal, mas o que vale é o acompanhamento mensal. Converse com o médico que acompanha o seu filho e relate as suas observações.
      Grande abraço!

  9. [...] Crânio infantil: quando se preocupar? [...]

  10. veridiana alves bispo disse:

    gostaria de saber da equipe se uma das soltura estive fechada pode ser craniostenose?a moleira dele ja esta quase fechada com 3 meses…obrigad,,,

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Veridiana, tudo bem? Obrigado pela confiança. É importante que você faça o acompanhamento deste quadro junto ao pediatra da criança. Abraços! :)

  11. Fernando disse:

    Bom dia!

    Meu filho está com suspeita de craniostenose (fechamento da sutura coronal bilateral).
    Gostaria de saber como posso aferir se a sutura está realmente fechada. Quais seriam as características da sutura estar fechada. Como se apresenta no raio-x uma sutura fechada?

    Atenciosamente.

    Desde já agradeço.

    Se possível, gostaria da resposta logo, pois minha família está muito angustiada.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Fernando, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dar uma resposta específica para o caso do seu filho, pois não podemos avaliá-lo. Sugerimos que você leve esta dúvida ao pediatra dele. Abraços! =)

  12. raphaela disse:

    oi,a minha intiada te difict de atençao e hiperatividade,ela faz tratamento com o neurologista,e ele falou de ela tem a cabeça pequena mede 52 cm so que a avo dela mediu a cabeça dela mesma e deu 53 cm
    não tem muita diferença,e a mãe dela durante a gravidez teve uma doença chamada (toquiosplamose eu não se escrevi certo mas a doença é tramitida pelo cachorro),então eu queria saber quanto é a medida da cabeça de a criança morna de 6 anos e 4 meses de idade
    aguardo sua resposta

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Raphaela, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Se o médico passou este diagnóstico é importante que seja questionado qual a medida esperada para o desenvolvimento dela. Abraços! =)

  13. Thais barros disse:

    Olá, meu sobrinho acabou de nascer, com 46cm e 3.020kg, foi feito todo pre Natal, e nunca foi constatado nada nas ultrassons morfológicas. A ultima com 8 meses nao pode ser medida a circunferência do cranio, pois ele se encontrava bastante encaixado, so que virado de costas.Ja quando a mãe ja estava com dores entrando em trabalho de parto foi feito uma ultrasson quando se constatou a cabeça menor que o normal, com 30cm. Foi feito uma radiografia que mostra o cranio na parte de traz sobreposto, sem esta calcificado, e ele tem a fontanela normal. Esse quadro é de microcefalia ? Se for tem algo que possa ser feito?

  14. rodrigo disse:

    Meu filho nacel com a parte atras da moleira nas partes que tem que estar abertas como se as placas do cerebro estivesem sobrepostas, o medico avaliou e disse para eu voltar daqui quinze dias para uma nova avaliação, meu filho tem 30 dias de vida, e seu crerebbo esta com 40 de diametro.

  15. Mariana disse:

    ótimo texto, bem explicado!

  16. GLORIA disse:

    que bom essas informaçoes sao muito importantes