Perda de cabelo? Sim, também ocorre em crianças

Saiba quando se preocupar com a queda dos fios de seu filho

Na seção do nosso Blog: Pergunte ao Pediatra, surgiram algumas perguntas sobre queda de cabelos em crianças, por esta razão resolvemos escrever sobre o assunto.

Quase todos os recém-nascidos perdem alguns ou todos os fios de seus cabelos. Isso é normal e esperado. A perda, que ocorre nos primeiros 6 meses de vida, não é um motivo de preocupação, mas uma simples troca da penugem do bebê por fios mais maduros.

Normalmente, o bebê perde o cabelo quando o atrita contra o colchão e pelo hábito de bater a cabeça. Também ocorre a queda dos fios da parte de trás do couro cabeludo.

Em casos muito raros, os bebês podem nascer com alopecia (queda de cabelo), que pode ocorrer sozinha ou acompanhada de determinadas anomalias das unhas e nos dentes.

Com o passar do tempo, na infância, a perda de cabelo pode ser devido a medicamento, lesão no couro cabeludo, problema médico ou nutricional.

Uma criança mais velha também poderá perder seu cabelo, se for usada muito força nas tranças ou se puxar demais os fios, durante a escovação ou penteado.

Algumas crianças, com idade inferior a 3 ou 4 anos, enrolam os fios nos dedos, como um hábito reconfortante e, inocentemente, podem arrancá-los. Outras, geralmente as mais velhas, podem puxar seus cabelos, mas negam que o fazem ou podem não estar cientes de estão agindo de tal maneira. Esta atitude, muitas vezes, é um sinal de estresse emocional, que deve ser discutido com o pediatra.

A alopecia areata é uma doença comum nas crianças e adolescentes e parece ser uma reação “alérgica” ao próprio cabelo. Neste distúrbio, os fios caem de uma área circular e se forma a careca. Em geral, quando atinge algumas partes, as perspectivas para recuperação completa é boa. Mas, quando a condição persiste ou piora, cremes e até injeções de esteroides e outras formas de terapia no local da queda, normalmente são usados. No entanto, se a perda for constante, poderá ser difícil renovar o crescimento dos cabelos.

Existe também a queda de cabelo pelo uso de alguns medicamentos, como nas quimioterapias para tratamento de câncer, ou doenças como micoses, estresse, deficiências nutricionais, síndrome de má absorção, desnutrição, entre outras.

A alopecia e outros tipos de queda podem ser um sinal de outros problemas médicos ou nutricionais, por isso, consulte sempre o pediatra, após os primeiros 6 meses de vida da criança, sempre que estas condições ocorrem. O médico vai olhar para couro cabeludo do seu filho, determinar a causa e prescrever o tratamento. Às vezes, um encaminhamento para um dermatologista é necessário.

Por Dr. José Luiz Setúbal

134 comentários neste post - Participe!

  1. Tatiana disse:

    Minha filha tem nove anos e o cabelo dela está caindo muito
    Assustadoramente oque pode ser

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tatiana, sem conhecer o diagnóstico da sua pequena não temos como afirmar os motivos da queda de cabelo. Recomendamos que busque uma consulta médica, para que o especialista possa indicar o melhor tratamento. Abraços.

  2. angelica disse:

    e normal uma criança de 2 anos cai os cabelos do couro cabeludo e ficar com muita alergia nas pernas em forma de machucados

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Angélica. Não, não é normal. Recomendamos que leve o pequeno a uma consulta com o pediatra, para que ele possa realizar exames e indicar o tratamento adequado. Abraços.

      • aline da conceição de oliveira disse:

        já não sei mais o que fazer minha filha tem 8 anos ela tem os cabelos enrrolados,mas só vive caindo,a ponto de ficar careca no local da queda não sei o que fazer já usei trancinha,agora estou no implante,pois não dar para ela ficar assim por favor me ajudem

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Aline, recomendamos que leve sua pequena a um médico para que ele possa realizar exames e avaliar quais são os motivos da queda de cabelo. Sem conhecer o diagnóstico da sua pequena não temos como avaliar com precisão.

  3. jacqueline da silva disse:

    oi minha filha tem nove anos, e tenho percebido que anda caindo muito o cabelo principalmente quando lava, estou preocupada ela fica o dia todo com o cabelo preso e usei meu shampoo de progressiva nela nao sei o que fazer sera que pode ser carencia de alguma vitamina? muito obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jacqueline, recomendamos que busque uma consulta médica para analisar a queda de cabelo da sua pequena. Sem os exames não temos como dizer se é proveniente de alguma vitamina. Mas, também aconselhamos que não utilize nenhum produto, até que o médico possa dar o diagnóstico. Pode não ser aconselhável para a evolução do caso. Abraços e desejamos melhoras.

  4. leila disse:

    ola os cabelos da minha filha de 5 anos cai facil ou melhor se soltam facil em algumas partes puxar se força que eles soltam facil já levei ela no dermatologista e fez exames de calcio e ferro e não deu nada mas estou preocupada com isso ela se alimenta normal come muita frutas mas não verduras e pouco legumes como batata cenoura mandioquinha só me ajude qual exame devo pedir para sua pediatra ou p dermatologista?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leila, sem examinar sua pequena não temos como informar qual o tratamento adequado para a queda de cabelo que ela possui. Recomendamos que busque uma segunda opinião médica. Certamente, o médico no qual você irá levar sua pequena indicará a melhor escolha. Abraços.

  5. Fabiane Melo disse:

    Olá,minha filha tem 5 anos,notei que em alguns meses o cabelo dela começou a cair com muita frequencia.Na parte de tras nas laterais da nuca,na frente as entradas dela estao muito aparentes.Gostaria de saber qual o exame especifico que possa diagnosticar possiveis problemas. Ja levei ela ao dermato e ao psicologo.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiane, sem os resultados dos exames não podemos indicar o tratamento adequado nem os motivos para a queda de cabelo da sua pequena. Recomendamos que permaneça com o acompanhamento médico e siga todas as instruções. Abraços.

  6. kaylanne disse:

    ola eu tenho 10 anos e meu cabelo cai só quando puxo nas pontas.Mais meu pai fala que é normal quede de cabelo estou com muito medo

  7. andressa mendes disse:

    Olá. meu filho tem um ano e quatro meses,e esta com perda de cabelo n é muita mas vejo que quando eu passo a mao na cabecinha dele cai uns fios nas minhas maos. isso é normal na idade dele?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andressa, sem exames médicos não temos como afirmar sobre a normalidade de quedas no cabelo do seu pequeno. Recomendamos que busque uma consulta para que, com análises precisas, o médico possa tranquilizá-la e indicar o melhor tratamento.

  8. patricia disse:

    OLA EU TENHO UMA FILHA DE 5 ANOS .ESTOU PROCUPADA PQ ELA JA NAO TINHA MUITO CABELO NUNCA PASOU DO ONBRO .AGORA PERCEBI Q TA RALINHO COM FALHAS EM VEZ DE CRESCER ELA ESTA PERDENDO ,ELA NAO USA CABELO AMARRADO SO NA ESCOLA ,OQUE PODE SER .OBRIGADO

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, sem exames precisos não temos como diagnosticar o motivo pelo qual o cabelo da sua filha está caindo. Recomendamos que busque ajuda de um médico. Em mnosso blog, temos este texto que certamente pode ajudá-la: http://goo.gl/Ecn6WV Abraços

  9. Duda disse:

    Olá! Tenho 12 anos e meu cabelo está caindo em grande quantidade. Minha mãe falou que é normal mais eu estou muito preocupada, e com medo

    • Equipe Sabará disse:

      Duda,

      Sua mãe está certa, é normal ter queda de cabelo. Fique tranquila :)

      • kaylanne disse:

        mais quando a criança tem 10 anos,é normal cair cabelo?tenho 10 anos estou com muito medo,e preocupada,quando estou tomando banho e lavo o meu cabelo e puxo nas pontas ele sai em grandes quantidades,estou morrendo de medo de ficar careca.E os cabeleleiros falam que quando vc corta o seu cabelo só nas pontas ele cresce mais rápido mais até agora não vi resultado de crescer…por favor me responda

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Kaylane, normalmente o individuo perde até 100 fios de cabelo por dia. Mas, caso você esteja muito preocupada peça para que seus pais ou responsável a levem a uma consulta ao dermatologista. Ele realizará exames para analisar a normalidade da queda e você poderá ficar mais tranquila. Abraços.