Você já ouviu falar de torcicolo congênito?

O problema aparece em 1 a cada 250 recém-nascido

O torcicolo congênito é uma contratura muscular que aparece nas primeiras semanas de vida e faz com que o bebê fique com a cabeça virada para um dos lados.

É relativamente comum, aparecendo 1 caso em cada 250 nascimentos, mas não se sabe a causa. Parece ter relação com o tipo de parto (apresentação cefálica) e com a posição do bebê dentro do útero.

Além da posição da cabeça, muitas vezes, nota-se um caroço na região do pescoço, que pode ter o tamanho de uma azeitona.

O tratamento é feito por meio de fisioterapia, com manobras de alongamento do músculo e geralmente o problema desaparece entre 6 meses a 1 ano. Nos casos mais graves, quando a criança pode apresentar deformidades cranianas e faciais ou a limitação do pescoço não regride, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Se o seu bebê fica virado só para um lado, converse com seu pediatra, pois o não tratamento do torcicolo pode acarretar em problemas para a criança.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Torcicolo congênito: avaliação de dois tratamentos fisioterapêuticos”
Rev. paul. pediatr. vol.26 no.3 São Paulo Sept. 2008
Luciane Zanusso PagnossimI; Augusto Frederico S. SchmidtII; Joaquim Murray Bustorff-SilvaIII; Sérgio Tadeu M. MarbaIV; Lourenço SbragiaV - Up to date

8 comentários neste post - Participe!

  1. marcelo de oliveira diniz disse:

    minha filha tem torcicolo cngenito
    fez duas cirurgia aos 2 e 6anos
    estava tudo bem mas agora ela esta
    com 12 anos e nao esta acompanhando o
    crecimento,o medico manda fazer fisio
    mas nao tem adiantado,o que fazer
    sou do rio grande dosul,tem algum
    medico para me endicar por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcelo, sem exames precisos não temos como avaliar o caso da sua pequena. Recomendamos que a leve ao médico para uma segunda opinião e novos exames. Assim, você pode ficar mais tranquilo e sua pequena terá o tratamento adequado. Abraços.

  2. elisangela aparecida disse:

    Ola o meu filho tem cinco meses e foi diagnosticado agora com torcicolo congênito e o medico passou apenas massagen para eu fazer em casa mais estou preoculpada sera que só com essas massagens ele vai voltar ao normal? desde já obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Elisangela,

      Tudo bem? O ideal no momento é que você confie no diagnóstico do médico e siga todas as suas recomendações. É importante que você relate a ele todas as suas aflições e dúvidas, pois como ele já possui o diagnóstico é muito mais fácil ele te orientar.
      Temos certeza que o seu pequeno ficará bem.

      Abraços!

  3. luciana disse:

    aqui diz que o problema se da ao nascer,mas minha sobrinha apresentou um problema parecido agora aos 13 anos é possível que seja esse torcicolo congênito?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, tudo bem? Obrigado pela confiança! Realmente, como você leu em nosso artigo, é comum que o problema seja detectado em bebês, possível de ser detectado nas primeiras semanas de vida. É importante saber se sua sobrinha já foi diagnosticada por um profissional. Caso contrário, leve-a para uma avaliação com o pediatra. Abraços! :)

  4. Equipe Sabará disse:

    Olá Ana. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe enviaremos uma resposta. Abraços! :)

  5. [...] O problema aparece em 1 a cada 250 recém-nascido O torcicolo congênito   [...]