O que você precisa saber sobre a gripe

Aprenda mais sobre os sintomas da doença e como tratá-la

O que é a gripe?

O vírus influenza (gripe) causa enfermidade grave que pode resultar em hospitalização ou morte. A doença atinge principalmente o sistema respiratório, mas também pode afetar o corpo inteiro. A temporada de gripe geralmente começa no outono e termina na primavera.

Muitas vezes, chamamos de gripe o resfriado, que é uma doença causada pelo adenovirus, menos grave, mas com sintomas parecidos.

Os vírus da gripe estão sempre mudando ao longo do tempo e de ano para ano. Três tipos de vírus da gripe sazonal são esperados nesta temporada da doença para atingir as crianças mais uma vez.

Sinais da gripe
Todos os vírus da gripe causam uma doença respiratória que pode durar uma semana ou mais. Os sintomas da gripe incluem:

- Febre (geralmente acima de 38,3 °C);
– Calafrios (quando o corpo treme);
– Dor de cabeça, dores no corpo, cansaço maior do que o habitual;
– Garganta inflamada;
– Tosse seca;
– Nariz entupido e escorrendo;
– Algumas crianças podem vomitar e ter fezes moles (diarreia). Converse com o médico do seu filho, se ele estiver com dor de ouvido, tosse ou febre que não vão embora. Pode haver complicações graves pela gripe, até mesmo a morte, mas esses casos são raros.

Como prevenir a gripe
Tomar a vacina contra a gripe todos os anos é o mais seguro e importante, já que ela é feita anualmente para proteger contra a doença. Este ano, a imunização contra a gripe protegerá contra os mesmos três tipos do vírus que a vacina de 2010. Esses são:

- Influenza A (H3N2);
– Influenza A (H1N1);
– Influenza B.

O número de doses que o seu filho precisará este ano, depende da idade no momento em que a primeira dose for administrada e seu histórico de vacinação contra gripe.

Crianças com 6 meses a 8 anos de idade devem receber duas doses, se não tomaram a vacina contra a gripe no ano passado e uma dose se já fizeram isso.
Crianças com 9 anos e mais velhos precisam apenas de uma dose.

Todos devem receber a vacina da gripe a cada ano para atualizar sua proteção, porque a imunização contra a gripe dura cerca de 6 a 12 meses.

As cepas (tipos com populações diversas) de vírus na vacina podem mudar, por isso a sua proteção geralmente precisa ser sempre atualizada com a vacina daquele ano.

Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
A vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco de ficarem gravemente doentes da gripe e aquelas que têm contatos próximos com elas: indivíduos que convivem com menores de 5 anos, pessoal da saúde e mulheres grávidas (ou pós-parto).

Há efeitos colaterais da vacina contra a gripe?
Existem poucos efeitos colaterais da vacina contra a gripe. A área onde ela é aplicada pode ficar inflamada por 1 ou 2 dias. Pode ocorrer febre em até 24 horas depois da aplicação, em cerca de 10 a 35% dos menores de 2 anos. Raramente ocorre em crianças maiores e adultos.

Você ou seus filhos não vão pegar a gripe por meio da vacina.

A vacina começa a proteger depois de 2 semanas, por isso algumas pessoas têm gripe após a aplicação e acreditam que a imunização não funciona.

É seguro vacinar contra a gripe crianças com alergias ao ovo?
No passado, não se recomendava dar vacina contra gripe em crianças com alergias ao ovo, porque elas poderiam ter alguma reação. Atualmente, há informações científicas suficientes para mostrar que a imunização dada em uma única dose e na idade apropriada é bem recebida por quase todas as crianças e adultos que têm alergia ao ovo. Verifique com seu médico, se você tiver alguma dúvida.

Deve ser consultado o médico (ou alergista), antes da aplicação da vacina, caso a criança tenha histórico de alergia grave ao ovo.

Quando meu filho deve receber a vacina contra a gripe?
A melhor época para se tomar a vacina é o mais cedo possível ou assim que ela estiver disponível em sua comunidade. Se seu filho não puder receber a vacina de imediato, é importante obtê-la a qualquer momento. O vírus da gripe infecta pessoas no outono e inverno (março, abril ou maio).

Evite que os germes da gripe se espalhem
O vírus da gripe se espalha facilmente pelo ar com tosse e espirros, e por meio de objetos, como pegar em maçanetas ou brinquedos e depois tocar nos olhos, nariz ou boca. Abaixo estão algumas dicas que irão ajudar a proteger sua família da doença:

1- Todos devem lavar as mãos frequentemente. Você pode usar água morna e sabão por pelo menos 20 segundos. Que é um tempo quase tão longo como cantar “Parabéns pra Você” duas vezes. Produtos de limpeza à base de álcool ou desinfetante funcionam muito bem. Coloque o suficiente em suas mãos para ficar toda molhada, em seguida, esfregue-as até secar;
2- Ensine seu filho a cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. Mostre à criança como usar um lenço de papel;
3- Jogue todos os tecidos usados para coriza e espirros imediatamente na lixeira;
4- Lave pratos e utensílios em água quente e sabão ou na máquina de lavar;
5- Não deixe as crianças usar chupetas, copos, colheres, garfos, panos ou toalhas sem lavar;
6- Nunca compartilhe escovas de dente;
7- Ensine seu filho a tentar não tocar olhos, nariz ou boca.

E se o meu filho ficar gripado?
Chame o médico imediatamente se a criança apresentar quaisquer sinais de gripe abaixo:

1- Se seu filho tiver 3 meses ou menos de idade e estiver com uma febre alta;
2- Se ele estiver com respiração rápida ou dificuldade para respirar;
3- Estiver abatido ou prostrado;
4- Estiver mais sonolento do que o normal;
5- Apresentar irritação;
6- Não bebe nada;
7- Urina (xixi) pouco.

Você também deve chamar o médico se a criança apresentar sinais de gripe e tiver uma condição médica crônica, como:

1- Asma, diabetes ou problemas cardíacos;
2- Doença falciforme, câncer, HIV, ou outra doença que faz com que seja difícil de combater infecções;
3- Paralisia cerebral ou outras perturbações nervosas do cérebro e os músculos que tornam mais difícil a tosse com muco e respirar;
4- Obesidade (se está muito acima do peso).

Vá para o serviço de emergência imediatamente se seu filho tiver sinais de gripe que pioram:

1- Tiver cor de pele ou lábios azulados;
2- Muita sonolência ou prostração.

Medicamentos e cuidados para tratar a gripe
O médico trata a gripe com um medicamento antiviral. Esses remédios funcionam melhor, se seu filho recebê-los nos primeiros 2 dias que aparecem os sinais da gripe.

Procure um serviço médico dentro de 24 horas para perguntar sobre medicamentos antivirais, se a criança estiver com alto risco de complicações da gripe, porque ela tem algum problema de saúde grave como paralisia, asma, diabetes, anemia falciforme, ou cerebral.

Procure atendimento também, se o pequeno for menor de 2 anos, mas especialmente se tiver menos de 6 meses (as crianças pequenas têm um risco aumentado de infecção por influenza, hospitalização e complicações).

Ajude seu filho a se sentir melhor. Descanso extra e uma grande quantidade de líquidos podem ajudá-lo a se sentir mais aliviado. Você também pode dar medicamento à criança para diminuir a febre.

Para um bebê de 6 meses ou mais jovens, dê paracetamol. Para uma criança com idade superior a 6 meses, dê o acetaminofen ou ibuprofeno.

Nunca dê aspirina infantil. Aspirina coloca a criança em risco para síndrome de Reye, uma doença grave que afeta o fígado e o cérebro.

Mantenha seu filho em casa, afastado da escola, quando ele estiver com febre e outros sinais de gripe. Sua criança precisa descansar. Além disso, ela pode passar a doença para os colegas.

Quando meu filho pode voltar para a escola ou creche?
Seu filho deve ficar em casa, pelo menos, 24 horas após a febre desaparecer. Comece a contar o tempo depois que você parar de dar medicamentos para abaixar a febre da criança, como acetaminofeno ou ibuprofeno. A temperatura de 38 °C ou superior é um sinal de febre. Verifique com a escola ou creche do pequeno sobre quais regras existem para que ele fique em casa quando estiver doente.

Tradução e adaptação: Dr. José Luiz Setúbal (outubro 2011)

Fontes: Influenza sazonal 2011-2012 (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)
Vacinação contra gripe começa no dia 5 (Estadão.com.br)
Link: http://bit.ly/JHlI6r

81 comentários neste post - Participe!

  1. jucilene disse:

    Minha filha têm 5 mês já gripor, mais agora em dose que eu vazo.

  2. Patricia disse:

    Ola , meu filho tem 6 meses e ontem pela manha tomou a vacina da gripe , a noite ele começou a ter diarreia que continuou hoje o dia todo , esse sintoma pode ter relação com a vacina ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, sem conhecer o quadro clínico do seu pequenos não temos como informar se a reação é proveniente da vacina. Recomendamos que busque auxílio médico para conhecer os reais motivos. Abraços e desejamos melhoras.

  3. leda disse:

    ola meu bebe tem 27 dias e esta um pouco ijoadinho com uma leve tosse e uma roquidao e esta passando as noites e dias mas acordado me ajudem.nao sei o q aço aqui no pronto socorro nao tem pediara..,,,o q fazer

    • Equipe Sabará disse:

      Olá leda, recomendamos que busque outro hospital para que seu pequeno possa ser atendido. É importante levá-lo a uma consulta para que o médico possa analisar o que acontece. Abraços.

  4. flavia disse:

    olá, tenho uma criança de 2 anos ela tá com o nariz escorrendo e espirrando, ela pode tomar a vacina da gripe?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Flavia, a princípio não há nada que impessa seu pequeno de tomar a vacina. Mas, não podemos informar com clareza sem conhecer o quadro clínico dele. Recomendamos que busque o auxílio do Pediatra que já o acompanha, para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços.

  5. maria disse:

    gostaria de saber sobre o volume que eu deveria dar ao meu filho de 1 ano e meses já que ele tomou no ano passado 2 dose de 0,25ml da vacina da influenza

  6. daniele disse:

    ola meu filho tem 10 messes e está com febre de 38 graus e com tosse e vomito quando mama.e molinho é normal um resfriado com esses sintomas começou ontem

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniele, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar a normalidade, ou não, dos sintomas que ele apresenta. Recomendamos que busque auxílio de uma consulta médica, caso os sintomas persistam. Abraços.

  7. lucinelia disse:

    minha filha ta gripada e tossindo nao muinto

  8. Natália disse:

    Olá! Minha sobrinha tem 2 anos, bom, ela teve febre 2 dias atrás, e desses 2 dias pra cá, ela sempre fica com febre, nariz escorrendo, e no 3° dia ela vomitou muito, isso pode ser gripe? Obrigada!!

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Natália, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Aconselhamos você levá-la para uma avaliação do pediatra. Abraços! =)

  9. jaqueline disse:

    oi tenho um bebÊ de 3 meses e esta gripada e nao quer mama o que eu faço ja levei para o medico mais nao resolveu me ajude ..por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jaqueline. É importante ter paciência e não deixar de insistir no oferecimento do leite. Continue informando o pediatra da sua filha sobre a evolução do quadro. Abraços! =)

  10. juliana disse:

    ola meu filhp tem 2anos9meses e ta temdo febre e reclama de dor no peito e percebi k quando começa a doer ele nao conssege respirar direito ok fazer

  11. joice disse:

    meu bebê so tem 26 dias e esta gripadinho,não sei o q faço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joice. As gripes e resfriados são mais comuns em bebês e crianças devido ao acúmulo de catarro. No entanto, seu filho é muito pequeno e deve ser acompanhado junto ao pediatra. Abraços! :)

  12. adrielly disse:

    estou com muita dor de cabeça dor no corpo n pode ser gripe muito mole nem petio o cabelo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adrielly. É preciso diferenciar o resfriado da gripe, que é uma doença mais grave. Observe os sintomas e, caso necessário, procure um médico. Abraços! :)

  13. Valdilene disse:

    Olá meu subrinho tem 1 ano e 4 meses ta com gripe desde o dia primeiro de setembro,ja tomou varios antibiotico e não melhora,ele teve febre esses dias ja levou na emergencia e nada,ja levou em varios medicos,ja fez texte de alergia e nao deu nada e ele continua com gripe e perdendo peso.obs,a gripe dele é forte com muita tosse,quando ele nasceu ele ficou enternado 15 dias com gripe forte so tinha 5 dias de vida por favor mim diz o que fazer agora obrigada.

  14. Ana Cibele disse:

    Por favor ajude-me tenho uma filha de 1 ano e 9 meses e exatamente ha 9 meses ela esta gripada, melhora uns 10 dias e depois começa tudo de novo, com febre, espirro, nariz entupido e com secreção verde, tosse com peito cheio..
    Não sei mais o que fazer, ela ja tomou a vacina este ano.

    E normal gripa tantas vezes no ano assim..

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Assim que possível lhe encaminharemos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana. Crianças pequenas têm maior facilidade de ter gripes e resfriados devido ao acúmulo maior de catarro. No entanto, o pediatra da sua filha está ciente e acompanha o quadro dela? Recomendamos que você deixe ele ciente de tudo e faça um acompanhamento rigoroso. Abraços!:)

  15. Érica da Silva Ferreira disse:

    Minha filha de três meses ficou resfriada e já fazem três semanas q está assim,estou fazendo inalação mas não está resolvendo o q eu faço.

    • Equipe Sabará disse:

      Érica, pela idade da sua filha é importante que o pediatra tenha conhecimento do quadro e a oriente corretamente sobre o que deve ser feito. Não deixe de procurá-lo. Abraços! :)

  16. Juliana disse:

    Ola sou juliana meu filho tem 10meses e esta com tosse seca e gripado começou derrepente o q devo fazer…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana. Normalmente, os casos de infecções de vias aéreas superiores são causados por vírus, portanto só o uso de inalação, soro fisiológico e sintomáticos de febre e dor podem ser suficientes. Se não funcionar procure um serviço médico. Abraços! :)

  17. viviane disse:

    ola!!!PRESCIZU DE AJUDA…MEU FILHO ESTA
    COM TOSSE PRODUTIVA A MAIS DE 15 DIAS ESTOU PREUCULPADA…
    O QUE PODE SER???
    AGRADEÇO…SE PUDEREM ME AJUDAR…

  18. Maria disse:

    Bom dia! Meu bb tem apenas 5 meses e a uns dias está gripado,de ontem para hoje ele apresentou uma ronquidão horrível,e noto que a respiração dele está puxada o que eu poderia dar a ele para melhorar da garganta? e posso dar aerosol com ATROVENT para ele?

  19. IZAIAS JUNIOR disse:

    BOM DIA.
    MEU FILHO ESTA COM DOIS ANOS E 6 MESES ESTA A 5 DIAS GRIPADO, COM FEBRE GARGANTA INFLAMADA E NÃO ESTA SE ALIMENTANDO.
    SABADO ELE COMEÇOU A TOMAR ANTIBIOTICO PORÉM A FEBRE NÃO ESTA PASSANDO E ESTAMOS DANDO DIPIRONA DE 4 EM 4 HORAS POIS E O TEMPO QUE A FEBRE VAI E VOLTA.

    O QUE DEVEMOS FAZER?

  20. Meu irmão tem 5 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a gripe AH1N1 a enfermeira falou que não estará disponível a segunda dose, com uma dose ele está protegido?

  21. Adriana Affonso disse:

    boa tarde,estou com duvida tenho filha de 13 anos é obesa e muita alérgica, estou pensando em dar vacina contra a gripe h1n1 , pelo que informei a vacina leva dois meses para imunizar,
    Peço lhe por favor que me ajude
    nesta duvias.Esta muito grande a contaminação em sp?É verdade que demora dois meses para imunizar?E devo dar a vacina?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriana, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Adriana, não precisa se preocupar com a gripe, pois sua filha nesta idade deve estar protegida. Deve se preocupar sim com a obesidade dela, levando ao pediatra para tratar este problema.

  22. Luciana Ocampo disse:

    Ola, meu filho no ano passado tomou as duas doses da vacina da gripe. Hoje ele está com 2 anos e 9 meses e já dei a primeira dose (0,25ml). Preciso dar a segunda dose? Grata

  23. Patricia disse:

    Oi bom dia, meu filho tem 2 anos e 7 meses, fui dar a vacina da gripe pra ele, e a moça perguntou se ele ja tinha tomado a vacina no ano anterior, e eu disse que sim, duas doses, ai ela aplicou a vacina e disse que ele só precisaria tomar meia dose este ano, por causa da idade, é assim mesmo? estou com duvida, devo dar a vacina novamente? dei a vacina em maio/2012, aguardo retorno, obrigado!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Patricia, a vacina de gripe disponibilizada pelo governo é até os 2 anos de vida ou crianças maiores com alguma doença de risco. Se seu filho não tem doenças de risco, você tem que vacinar em centros de vacinação particular. Nós aconselhamos todos que puderem, tomar a vacina.

  24. amanda disse:

    oi meu filho tem um ano e três meses começou com febre de 38.2 em qt tempo levo ele para o hospila?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Amanda, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Esta temperatura é alta, mas o critério deve ser do estado geral e dos sintomas que ele apresenta. Se só estiver com febre e está bem quando ela abaixa, pode observar por algumas horas ou de 1 a 2 dias, mas se tiver sintomas associados (vômito, diarreia, perda de apetite, tosse, etc) deve procurar sem demora.

  25. Márcia disse:

    Tenho 46 anos tenho sou do grupo de risco porque tenho asma, vou tomar a vacina só que estou com medo pois estou com minha garganta irritada e uma tosse seca. será que pode me atacar a asma

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Márcia, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Marcia, a vacina é muito segura não havendo problemas em tomá-la. Ainda mais se é do grupo de risco. Procure seu clínico e se informe melhor, mas nosso conselho é que deva tomar a vacina.

  26. neia disse:

    meu bebe de 6 meses ja tomou a primeira dose da vacina da gripe dia 04/06/12 amanha ele vai tomar a segunda dose.se ele tivesse alergia ao ovo na primeira dose ja teria dado alguma reaçao??estou preocupada ele ainda nao comeu ovo

  27. solane disse:

    estou com medo de dar a segunda dose da vacina da gripe pois aprimeira minha filha ficou ruim demais o que fazer nao sei

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Solane, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! :)

    • Equipe Sabará disse:

      Solane, sua filha não deve ter ficado mal pela vacina de gripe, já que ela não tem nenhum microorganismo só parte de vírus. Você deve sim dar a vacina de gripe, inclusive porque tem morrido pessoas por causa do vírus H1N1.

  28. marcia disse:

    oi bom dia ,minha filha de 2 anos não quer mais mamar o que faço ,ela é muito pequeninha é pré matura eu tive diabete gestacional, naõ mama peito desde que nasceu agora mama leite ninho o que faço pra ela não parar de mama agora faz uma semana que não pega a mamadeira.obrigada

  29. eliane disse:

    minha filha(ela tem 1 ano e6meses) tomou a vacina contra gripe ,percebi que estava começando a ficar febril.então dei 8 gotas de ibuprofeno…percebi que seus olhos ficarão um pouco inchados.o que faço

    eliane

  30. Isabella disse:

    Ola …minha filha tem 10 meses e estou com muito medo de vaciná-la e ela ficar gripada….como devo proceder?

    • Equipe Sabará disse:

      Isabela, não tenha medo de vacinar contra a gripe pois vacina é feita com uma parte do virus, sendo assim impossível ficar doente pela vacina. Sua filha está na idade de risco (até 2 anos) e gripe nesta faixa etária pode ser uma doença grave. Obrigado.

  31. Ticiane disse:

    oi minha filha de 6anos não come comida ela fala que tem nojo eu não sei mais oque fazer ja fis farios exames e não consta nada,pode ser algun problema piscologico?

    • Equipe Sabará disse:

      Ticiane, pode ser algum problema psicológico. Procure conversar com o pediatra e ver se é o caso de encaminhar a um psicólogo ou só uma orientação pode ser o suficiente. Obrigado.

  32. Ticiane disse:

    ola meu bebe tem apenas 2 messes e esta gripado, o que fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Ticiane, provavelmente é só um resfriado, já que gripe é uma doença grave. Se for um resfriado é só oferecer leite materno, pingar soro fisiológico no nariz e observar a temperatura. Se for gripe mesmo, o melhor a fazer é levá-lo ao pronto socorro. Obrigado.

      • Aline disse:

        Meu bebe tem 2 meses e hj apresentou febre, 38 graus e nariz entupindo… eu estou há 3 dias resfriada e dei febre por 2 dias, possivelmente uma virose do meu filho maior… ele tem febre todas as noites há 5 dias o pediatra disse q é virose… me ajudem!!!!!!!!

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Aline. Recomendamos que você consulte o seu pediatra para que ele possa lhe orientar da melhor forma possível. Abraços! :)

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Aline. Você deve acompanhar a virose de acordo com a recomendação médica do seu pediatra. Não se desespere, pois é preciso ter paciência. Abraços! :)

  33. Larissa disse:

    Bom dia,tenho uma filha de um ano e dois mese e ainda não dei a vacina ,pois ela tá gripada.Devo dar a vacina ? E se eu der ela vai ficar mais gripada?

    • Equipe Sabará disse:

      Larissa, você deve sim vacinar seu filho, se ele não estiver com febre, não tem problema em dar a vacina com o nariz escorrendo. A vacina protege contra alguns vírus da gripe mais comuns e de maior gravidade, não protegendo de resfriados e outras viroses comuns desta época, mas que são bem menos graves do que a gripe. Obrigado. =]