Como conversar com as crianças sobre más notícias?

Veja qual é a forma mais correta de passar informações de fatos desagradáveis para os pequenos

Todos os anos somos impactados por uma notícia de algum massacre de pessoas, principalmente em escolas, reuniões de jovens etc. Este ano, o massacre foi em um cinema, na estreia de um filme para jovens. Doze pessoas morreram e entre elas uma menina de 6 anos. Como lidar com estas notícias que muitas vezes são ouvidas e vistas pelos nossos pequenos?

As crianças podem lidar mais eficazmente com um desastre ou uma notícia causadora de espanto, quando sentem que entendem o que está acontecendo e o que elas podem fazer para ajudar a proteger a si mesmas, a família e os amigos.

Fornecer informações básicas para ajudá-las a entender, sem fornecer detalhes desnecessários, que só podem assustá-las. Nunca procurar esconder o fato, pois seria quase impossível com a quantidade de notícias que aparecem na TV.

Para crianças muito jovens, fornecer explicações concretas sobre o que aconteceu e como irá afetá-las (por exemplo, um galho de árvore caiu sobre fios elétricos e é por isso que as luzes não funcionam). Deixe que os pequenos saibam que há muitas pessoas que estão trabalhando para ajudar a eles e a comunidade a fim de se recuperarem depois do ocorrido (como as equipes de reparo da companhia elétrica, bombeiros, policiais, paramédicos, pessoal de emergência ou outros). Compartilhe com eles todos os passos que estão sendo tomados para mantê-los seguros. As crianças, muitas vezes, temem que o fato aconteça novamente.

As crianças mais velhas provavelmente vão querer obter informações adicionais sobre o desastre e os esforços de recuperação, portanto ajude a tranquilizá-las fornecendo mais detalhes.

Certifique-se de perguntar aos pequenos quais as questões ou preocupações que eles têm. Muitas vezes, eles têm medos baseados em informações limitadas ou mal dadas. Tranquilize as crianças quando for capaz de fazer isso, mas se os receios delas são realistas, não dê garantias falsas. Em vez disso, ajude-as a aprender a lidar com esses sentimentos.

As crianças são beneficiadas quando existem adultos que as ajudam a lidar com as crises de forma eficaz. Embora não seja recomendado que os responsáveis pelos pequenos pareçam perturbados, é importante compartilhar alguns dos sentimentos com eles e mostrar o que está sendo feito para lidar com as emoções. As crianças não sabem lidar com sentimentos se não tiverem por perto modelos de como devem agir.

O pequeno que sente medo, mesmo que os adultos pensem que a razão para o temor é desnecessária, deve ser respeitado e acolhido para se sentir seguro e aprender a lidar com estes medos e inseguranças.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: American Academy of Pediatrics (Copyright © 2012)

3 comentários neste post - Participe!