Orientação sobre medicina esportiva para crianças

Õîááèò: Íåæäàííîå ïóòåøåñòâèå ñìîòðåòü îíëàéí â õîðîøåì êà÷åñòâå

Conheça os principais profissionais cuidadores das crianças que praticam atividade física

Como pediatra, sou sempre questionado pelos pais sobre qual o melhor esporte para a criança de tal idade, se ela pode fazer determinada atividade ou quando iniciar a academia. Sobre este assunto, o Centro de Estudos da Fundação Hospital Infantil Sabará realizará um simpósio em outubro.

Mas enquanto isso não chega, vamos aproveitar as Olimpíadas de Londres para falar sobre quais profissionais podem ajudar as crianças a escolherem e praticarem o esporte que mais se adapta às suas aptidões, idades e possibilidades.

Os atletas podem lidar com muitos tipos diferentes de pessoal médico após uma lesão. Eles também podem ser encaminhados pelos pediatras a um médico ou outros especialistas de medicina esportiva para avaliação e tratamento.

A seguir, coloco informações da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre os mais comuns especialistas de medicina esportiva:

Medicina esportiva nos cuidados primários

Cuidados primários da medicina esportiva são pediatras, médicos de medicina de família e outros profissionais com formação específica nessa área, como ortopedistas. Eles têm formação para diagnosticar, tratar e gerenciar problemas músculos-esqueléticos e médicos, incluindo torções e distensões, luxações, lesões ligamentares, fraturas, asma induzida por exercício, concussões, nutrição e suplemento, diabetes, transtornos alimentares, condições únicas do atleta com necessidades especiais.

Os ortopedistas da medicina esportiva são cirurgiões ortopédicos com treinamento especial que se especializam no tratamento operatório.

Professores de educação física e treinadores

O treinador pode ser o primeiro a avaliar o pequeno depois de uma lesão. Ele pode ajudar com os ferimentos, ao fazer a avaliação e atendimento inicial. Referir-se a médicos ou outros especialistas, reabilitação, e determinar a disponibilidade de um retorno seguro para jogar. Este profissional também pode auxiliar a organizar programas de prevenção de lesões, no uso de órtese ou equipamentos especiais para ajudar a proteger ou evitar lesões.

Os professores de educação física e treinadores devem concluir um curso universitário de 4 anos e passar por treinamentos e formação rigorosos para poder orientar as crianças, jovens e pais.

Fisioterapeutas
O seu médico pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta a fim de ajudar você se recuperar da lesão. Os fisioterapeutas têm um mínimo de grau de bacharel, embora muitos tenham formação em mestrado ou doutorado para o uso de técnicas especiais para o tratamento de lesões músculos-esqueléticas. Isso inclui a estimulação ultrassom, elétrica, massagem, terapia manual e exercícios terapêuticos. Esses profissionais trabalham com o seu médico para configurar programas de exercícios individuais de condicionamento físico em geral, a fim de ajudar os jogadores com o esporte de habilidades específicas. Alguns fisioterapeutas também são certificados como preparadores físicos e podem oferecer os dois serviços.

Quiropráticos
São profissionais formados em quiropraxia, após 4 anos de formação, para lidar com condições músculos-esqueléticas, lesões e dores. Muitos quiropráticos se concentram nas questões da coluna vertebral e alinhamento para tratar uma lesão ou dor. Não é muito comum o profissional no Brasil.

Outros profissionais de medicina esportiva
Outros indivíduos e médicos especialistas podem ajudar os atletas com o treinamento, prevenção de lesões ou gestão delas. Estes incluem os personal trainers, massagistas, acupunturistas, nutricionistas esportivos e psicólogos do esporte. Cada um tem formação específica na respectiva área. No entanto, nenhum destes especialistas são certificados para diagnosticar lesões, prescrever o tratamento, ou dar autorização médica para o pequeno voltar a jogar.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Care of the Young Athlete Patient Education Handouts (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

3 comentários neste post - Participe!

  1. Jhennyfer Delatesta Magalhães disse:

    Bom dia!
    Meu nome é Jhennyfer e eu faço parte do grupo R-CRIO que fica localizado na cidade de Campinas.
    Estamos procurando veiculos de midia na area de biotecnologia e pediatripara fazerma os publicações, contato referente à propaganda, e acabei encontrando o site de vocês. Gostaria de soliticar o envio da Midia Kit, para conhecermos um pouco mais, qual o publico que acessa o site, etc.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente,

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jhennyfer, para sua solicitação, deixamos à sua disposição os telefones do SAC, caso deseje contatá-lo.
      telefone: 11 3155-2800 ramais: 2873 / 2931 / 2051.”””