Bruxismo: o ranger de dentes em crianças

smiling_kid

Muitas crianças rangem os dentes fazendo um som alto e aflitivo durante o sono. Ranger de dentes (bruxismo) é muito comum, especialmente em crianças e pré-escolares.

 

Na maioria, ele desaparece por volta dos 6 anos, mas alguns continuam a “moer” seus dentes na adolescência e até a idade adulta.

O ranger de dentes não significa que seu filho está tendo um pesadelo ou revivendo um evento frustrante do dia. Algumas causas do bruxismo incluem dor (por exemplo, a partir de uma infecção no ouvido ou dentição) e alinhamento impróprio dos dentes. Apesar de estresse e ansiedade também poderem aumentar o ranger de dentes, não há nenhuma conexão comprovada entre os problemas.

Embora exista uma lenda de que o ranger de dentes está associado a verminoses, isto não é comprovado por estudos médicos. Doenças como Parkinson e Huntington e alguns medicamentos usados em adultos também podem ser causa de bruxismo.

Uma vez que geralmente desaparece antes que os dentes permanentes nasçam, na maioria dos casos não há dano para a dentição. No entanto, se você tiver alguma dúvida, verifique com dentista do seu filho e mencione o problema em todos os check-ups dentários.

O tratamento é feito da causa e realizado pelos odontopediatras.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal.

Fonte Sono: O que cada pai precisa saber (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.